Notícias

Segurança define plano operacional e reforça efetivo de policiais e bombeiros nas prévias de Carnaval

publicado: 12/02/2020 19h02, última modificação: 12/02/2020 19h02

O bloco ‘Muriçocas do Miramar’, considerado de maior concentração de pessoas durante as prévias carnavalescas da capital paraibana, terá pelo menos 920 homens e mulheres da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar empregados pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) para garantir a tranquilidade dos foliões. As ações da pasta, que compreendem todos os blocos que desfilam no período, serão iniciadas nesta quinta-feira (13), quando a festa será aberta no Ponto de Cem Reis, e seguem até o dia 21 de fevereiro. O reforço faz parte de um planejamento operacional para o evento, que envolve os três órgãos operativos e também Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A Polícia Militar montou um planejamento específico para cada bloco, com policiais atuando a pé, em viaturas, motos, e a cavalo, auxiliados por Pontos de Observação Policial (POP) e câmeras de videomonitoramento. A abertura terá a atuação de 144 policiais, 17 viaturas, uma van de videomonitoramento e 5 pontos de observação espalhados pelo Ponto de Cem Reis e região. Simultaneamente, a PM atuará com reforço também em blocos que acontecem nos bairros de Jaguaribe e Bancários.

O reforço maior será no domingo (16), no bloco ‘Virgens de Tambaú’ - que contará com 636 policiais e 58 viaturas - e o das ‘Muriçocas do Miramar’, na quarta-feira (19), com a presença de 749 policiais e 45 viaturas em locais estratégicos. Na Via Folia, serão instalados 10 Pontos de Observação Policial (POPs), três plataformas e uma van de videomonitoramento. Nos dois blocos, o planejamento traz um esquema especial para a dispersão, desde o local do evento até a integração dos ônibus, no Varadouro.

O Corpo de Bombeiros Militar vai dividir seu efetivo em setores. Nos blocos de maior público, como ‘Virgens de Tambaú’ e ‘Muriçocas do Miramar’, pelo menos 81 bombeiros estarão atuando com até 11 viaturas em áreas como concentração, percurso, e Busto de Tamandaré. No âmbito do 1º Comando Regional, a atuação dos bombeiros se estende desde a praia de Barra de Camaratuba até Acaú.

O planejamento da instituição visa dirimir eventuais necessidades do período, que é conhecido pelo grande fluxo de banhistas nas praias do Litoral paraibano. Assim, serão cobertas estrategicamente as áreas de maior concentração de pessoas, executando o trabalho de prevenção, principalmente afogamentos.

A Polícia Civil também vai reforçar o efetivo nas delegacias e manter polos de atendimento em regime de plantão durante as prévias de Carnaval na capital paraibana, com a presença da Delegacia Móvel. Serão até 90 policiais civis presentes nos dias de maior público, seja na Delegacia Móvel, nas delegacias para procedimentos ou para o registro de Boletim de Ocorrência (B.O.). 

 Em João Pessoa, além dos plantões já realizados cotidianamente na Central de Polícia, irão abrir também à noite em plantão 24 horas a 10ª Delegacia Distrital (Av. Nego) e a Delegacia do Turista, localizada no térreo do prédio da PBTur, em Tambaú. Os registros também poderão ser feitos através da Delegacia Online, no seguinte endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br.

Fiscalizações de trânsito – O Detran da Paraíba, por meio da Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, vai realizar durante os festejos de prévias carnavalescas na capital paraibana a Operação Lei Seca. A ação vai acontecer mm dias e horários específicos, com efetivo vai composto por três equipes, com 12 agentes de trânsito e três policiais militares, além de nove viaturas, que irão atuar na realização de blitzen nos locais de eventos.