Sefaz realiza nova operação Gestores em Ação no setor atacadista de Patos

Foto_Gestores_em_Ação_Patos_01_OK.jpg
Foto_Gestores_em_Ação_Patos_03_OK.jpg
Foto_Gestores_em_Ação_Patos_OK.jpg

A operação Gestores em Ação voltou a realizar uma nova etapa de fiscalização no município de Patos, Sertão da Paraíba, sede da 4ª Gerência Regional da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). A operação foi realizada por 22 auditores fiscais, em cargo de gerente (regional, executivo e operacional) das cinco gerências regionais da Sefaz e mirou as empresas do setor atacadista com indícios de sonegação do ICMS.

A operação foi desencadeada após minucioso trabalho da Sefaz de acompanhamento das empresas do setor atacadista da 4ª Gerência Regional, onde foi identificado que algumas empresas apresentavam saídas de produtos em quantidade superior ao adquirido ou manutenção em estoque de grande quantidade de produtos que apresentavam característica de terem elevado giro.

Com base no levantamento, a 4ª Gerência Regional da Sefaz, com apoio de auditores fiscais das cinco regionais, deflagrou a operação sobre o setor atacadista na cidade de Patos com o intuito de verificar se as quantidades informadas nos documentos fiscais e nas declarações fiscais eletrônicas estavam condizentes com as quantidades físicas encontradas em estoque nas empresas. Foram detectadas irregularidades fiscais, lavrados os autos de infração para cobrança do imposto e multa.

Os dados levantados ainda estão sendo analisados pela Equipe de Fiscalização da 4ª Região da Sefaz. Caso as inconsistências das empresas persistam, elas serão notificadas para prestar esclarecimentos nos termos do Regulamento do ICMS.

Segundo o secretário executivo da Receita da Sefaz, Bruno Frade, “os resultados obtidos desse processo têm sido excelentes em cada uma das cinco gerências regionais com a operação Gestores em Ação. Na 4ª Gerência Regional da Sefaz de Patos não foi diferente”.

Bruno Frade revelou que o projeto terá continuidade nas demais gerências regionais ainda nesses últimos meses deste ano. “A ideia é que a partir de 2020 estabeleceremos novos modelos, novas áreas e ramos de atuação para dar continuidade ao projeto. A ideia do projeto é aproximar os gestores da etapa da execução da atividade fim da fiscalização, como forma de percebermos, na prática, quais são as maiores dificuldades e necessidades e, assim, avançarmos na gestão”, comentou.

O que é o projeto Gestores em Ação - A ideia do projeto Gestores em Ação é a de envolver todos os auditores fiscais que estão em cargo de gerente ou subgerentes das cinco Gerências Regionais da Sefaz no ato do planejamento de uma operação e da execução direta da ação fiscal, seja de trânsito ou de estabelecimento.