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Sedh realiza web formação sobre atendimento socioeducativo para técnicos dos Creas municipais e regionais
Os caminhos do atendimento socioeducativo para a construção e pactuação do Plano Individual de Atendimento (PIA) estão sendo o principal assunto dos conteúdos da Web Formação Conectados com o PIA/Sinase que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência Operacional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), realiza até esta quinta-feira (12).
A formação é direcionada aos 223 municípios divididos nas 14 Regiões Orçamentárias do Estado, com relação direta e indireta do serviço por meio dos 78 Centros de Referência de Assistência Social (Creas) Municipais e os 26 Creas Regionais. Do evento participam profissionais das equipes dos 104 Creas no Estado, entre coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais.
As oficinas estão servindo de espaço de diálogo com as coordenações dos Creas, no que se refere ao atendimento e apoio técnico junto às equipes no acompanhamento dos adolescentes, jovens e suas famílias no contexto da Pandemia da Covid 19.
Durante as oficinas está sendo discutido o Plano Individual de Atendimento (PIA), que se constitui como uma importante ferramenta pedagógica para o cumprimento das medidas socioeducativas, e está previsto na Lei Nº. 12.594/2012 como instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente, devendo ser elaborado pelo técnico de referência do Serviço de Meio Socioeducativo em Meio Aberto.
A técnica de referência do Sinase, Josicleide de Santana, disse que “a formação com os Creas é uma de nossas metas, porque é voltada exclusivamente para o serviço de medida socioeducativa. E essa web formação é uma das metas dessa gerência, e nela trataremos sobre o PIA, que é uma demanda feita com todos os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas”.
Os conteúdos da formação versam sobre os caminhos do atendimento socioeducativo para a construção e pactuação do Plano Individual de Atendimento (PIA), com atividades em ambiente virtual. Ao todo, a partir dessa terça-feira (10), estão sendo ministradas três oficinas, divididas por regiões e servirão como estratégia para a formação dos profissionais que executam o Serviço de Medidas Socioeducativas nos territórios das cidades do Litoral ao interior do Estado. Para tanto, está sendo utilizada uma metodologia lúdica e interativa para alcançar o objetivo formativo do conteúdo administrado para os profissionais.
O que é o PIA - Conforme Josicleide de Santana, o Plano Individual de Atendimento é o planejamento da medida socioeducativa, e norteia todo seu percurso. “Trata-se de uma demanda do serviço e é voltada exclusivamente para o serviço de medida socioeducativa. Baseados nisso, elaboramos essa formação onde será tratada especificamente o Plano de Atendimento”, explicou.
Ela adiantou que é importante porque qualifica o atendimento, e a partir desta formação serão traçadas as metas. “O Plano consta de três momentos: a acolhida, quando o adolescente chega, é feita a entrevista com o objetivo de conhecer um pouco da estória do adolescente; em seguida é feito um diagnóstico polidimensional, baseado no que ele trouxe; e a partir desses dois momentos, são traçadas as metas, especificando o que esse adolescente ou jovem terá que atingir ao final da medida. Esse documento (PIA) é muito importante, não se tem medida socioeducativa sem um plano de atendimento, é ele que norteia toda execução da medida”, complementou.