Notícias

Sedh realiza primeiras capacitações do ano para 74 conselheiros tutelares

publicado: 10/02/2023 16h39, última modificação: 10/02/2023 16h39
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2023-02-10 at 14.09.33.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-10 at 14.09.33 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-02-10 at 14.09.33 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-02-10 at 14.09.33 (3).jpeg

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Coordenação Técnica Estadual do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia CT/PB), realizou de 6 a 9 de fevereiro, as primeiras oficinas de aprofundamento do Sipia CT/PB do ano. As oficinas aconteceram nos municípios de Pombal e São Bento com a participação de 74 conselheiros e conselheiras tutelares, além de técnicos de referência também responsáveis pela manutenção do sistema, em 15 municípios da 8ª região socioassistencial.


Segundo o coordenador técnico estadual do Sipia CT, Jamil Richene, as oficinas possuíram dois diferenciais: foram realizadas in loco e em ambiente totalmente prático em laboratórios de informática. “O formato permite que os conselheiros e técnicos de referência possam exercitar naquele momento, juntamente com o suporte da coordenação técnica estadual, possibilitando a prática da utilização do sistema e a dando a oportunidade de sanar todas as dúvidas acerca dos campos de preenchimento, acesso e etapas que o sistema possibilita”, destaca.
Também sobre o formato adotado para as oficinas, a conselheira tutelar do município de Pombal, Moama Bandeira, comentou que “até agora tínhamos recebido formações teóricas, com as oficinas práticas de aprofundamento estamos sanando dúvidas do dia-a-dia, o que é muito importante, já que em Pombal o sistema já foi implantado”.

A conselheira tutelar Vanessa Lacerda, do munícipio de Condado, começará a utilizar o sistema a partir das oficinas desta semana. “Estou levando muito aprendizado. Tirei minhas dúvidas e quando chegar à sede colocaremos tudo em prática”, comemora.

A conselheira tutelar do município de Pombal, Francineide Vitoriano, destaca a importância do Sipia CT para os municípios. “O Sistema permite um melhor encaminhamento das ações executadas pelo conselho, facilitando o trabalho burocrático do órgão. Já tivemos algumas capacitações, mas a cada capacitação tiramos novas dúvidas e aprendendo novas informações e maneiras de utilizar o sistema”, conclui.

O Sipia (Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência) é um sistema de registro e tratamento de informações, com abrangência nacional, sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Seu processo de implantação na Paraíba foi iniciado em 2021. Já foram capacitados mais de mil agentes do Sistema de Garantia de Direitos, dentre eles conselheiros tutelares, conselheiros de defesa de direitos, técnicos dos serviços municipais e do Sistema de Justiça.