Sedh realiza live de abertura do Mês Nacional da Infância na Paraíba

WhatsApp Image 2021-08-03 at 20.47.39.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-03 at 20.47.34.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-03 at 20.47.41.jpeg

As contribuições do Estado da Paraíba sobre importância da atenção às crianças com Deficiência Intelectual (DI) na Primeira Infância: O Transtorno Espectro Autista (TEA) foi o tema da live de abertura da programação elaborada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) para marcar o Mês Nacional da Infância. O calendário de ações será desenvolvido ao longo deste mês em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância.

O secretário do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, participou da live e ressaltou a importância do mês alusivo ao Dia da Infância (que transcorre no dia 24 de agosto), como também das políticas públicas desenvolvidas na Paraíba, com a inauguração do Centro de Atendimento ao Autismo, que tem sido destaque no Nordeste por ser um espaço de atendimento multidisciplinar especializado, além das ações que estão acontecendo nos municípios, com a assinatura do Termo de Cooperação Tríplice com prefeituras municipais com o objetivo de facilitar e disponibilizar atendimento para crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

A gerente Executiva da Proteção Social Básica, Gilmara Andréa de Oliveira, comentou que a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância está buscando, através de Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional, tornar agosto o mês da Primeira Infância no Brasil. Como parte desse esforço, foi elaborado um calendário de atividades nos Estados, sobretudo aqueles que desenvolvem o Programa Criança Feliz, com programações alusivas à data, e com temas voltados a tratar da Primeira Infância, nas mais variadas políticas públicas.

O tema da live –  As contribuições do Estado da Paraíba sobre importância da atenção às crianças com Deficiência Intelectual (DI) na Primeira Infância: O Transtorno Espectro Autista (TEA) – teve como palestrante o doutor em Psicologia, Antônio Luiz da Silva.

A programação estadual prevê ainda a realização de dois encontros virtuais, nos quais serão abordados temas voltados à Primeira Infância, como A importância da afetividade e do brincar no desenvolvimento infantil, no dia 17; e A importância do acompanhamento a gestante para fortalecimento de vínculo entre a mãe e o bebê; e a importância do Registro Civil de Nascimento na primeira infância, no dia 30.