Notícias
Sedh realiza live de abertura do Mês Nacional da Infância na Paraíba
As contribuições do Estado da Paraíba sobre importância da atenção às crianças com Deficiência Intelectual (DI) na Primeira Infância: O Transtorno Espectro Autista (TEA) foi o tema da live de abertura da programação elaborada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) para marcar o Mês Nacional da Infância. O calendário de ações será desenvolvido ao longo deste mês em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância.
O secretário do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, participou da live e ressaltou a importância do mês alusivo ao Dia da Infância (que transcorre no dia 24 de agosto), como também das políticas públicas desenvolvidas na Paraíba, com a inauguração do Centro de Atendimento ao Autismo, que tem sido destaque no Nordeste por ser um espaço de atendimento multidisciplinar especializado, além das ações que estão acontecendo nos municípios, com a assinatura do Termo de Cooperação Tríplice com prefeituras municipais com o objetivo de facilitar e disponibilizar atendimento para crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
A gerente Executiva da Proteção Social Básica, Gilmara Andréa de Oliveira, comentou que a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância está buscando, através de Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional, tornar agosto o mês da Primeira Infância no Brasil. Como parte desse esforço, foi elaborado um calendário de atividades nos Estados, sobretudo aqueles que desenvolvem o Programa Criança Feliz, com programações alusivas à data, e com temas voltados a tratar da Primeira Infância, nas mais variadas políticas públicas.
O tema da live – As contribuições do Estado da Paraíba sobre importância da atenção às crianças com Deficiência Intelectual (DI) na Primeira Infância: O Transtorno Espectro Autista (TEA) – teve como palestrante o doutor em Psicologia, Antônio Luiz da Silva.
A programação estadual prevê ainda a realização de dois encontros virtuais, nos quais serão abordados temas voltados à Primeira Infância, como A importância da afetividade e do brincar no desenvolvimento infantil, no dia 17; e A importância do acompanhamento a gestante para fortalecimento de vínculo entre a mãe e o bebê; e a importância do Registro Civil de Nascimento na primeira infância, no dia 30.