Sede da Patrulha Maria da Penha é inaugurada em Cajazeiras e inicia atendimento a mulheres do Alto Sertão da Paraíba

publicado: 21/08/2024 15h02, última modificação: 21/08/2024 15h02
sede cajazeiras4.jpeg
sede cajazeiras7.jpeg
sede cajazeiras6.jpeg
sede cajazeiras2.jpeg

A nova sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras começou a funcionar a partir desta quarta-feira (21), oferecendo atendimento a mulheres com medidas protetivas em 28 cidades do Alto Sertão da Paraíba. Esta inauguração marca a expansão do programa, que agora cobre 130 municípios, com sedes estratégicas em João Pessoa, Guarabira e Campina Grande, atendendo, respectivamente, 27, 40 e 35 cidades.

A cerimônia de inauguração ocorreu às 10h e contou com a presença da secretária da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), Lídia Moura, representando o governador João Azevêdo; da delegada da Coordenadoria de Delegacias da Mulher, Sileide Azevêdo; do tenente-coronel Guimarães, representando o Comando da Polícia Militar; da coordenadora do programa, Mônica Brandão; da comandante da Patrulha Maria da Penha, capitã Gabriella; e da representante do Movimento de Mulheres de Cajazeiras, Neidinha Alves.

Durante a inauguração, a secretária Lídia Moura expressou sua gratidão ao governador João Azevêdo e aos parceiros envolvidos pela implementação do programa na região. "É um momento de muita emoção e responsabilidade. Estamos chegando a Cajazeiras com a missão de proteger a vida dessas mulheres, atuando com rigor e dedicação. O objetivo é trabalhar de forma integrada e criteriosa para alcançar o feminicídio zero", afirmou.

Mônica Brandão, coordenadora estadual do programa, ressaltou a importância do trabalho em rede e da abordagem intersetorial para garantir a proteção das mulheres. "Nossa atuação é fruto de um esforço conjunto de homens e mulheres, que têm como foco proporcionar às mulheres a oportunidade de viver sem violência. Queremos que elas vivam suas vidas livres, com segurança e dignidade", declarou.

O tenente-coronel Guimarães, representando o Comando da Polícia Militar, ressaltou a importância da ação conjunta e integrada para o enfrentamento da violência doméstica. Ele destacou que, nos finais de semana, a maioria dos chamados atendidos pela Polícia Militar envolve casos de violência contra mulheres, o que torna a atuação na região ainda mais necessária. "A situação é alarmante, e por isso nossa presença e ação são fundamentais para combater esse tipo de violência. Hoje estamos apresentando nossa tropa que vai atuar nas cidades," afirmou.

A coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Sileide Azevêdo, destacou que o programa é uma política pública consolidada, que capacita os profissionais para oferecer um atendimento especializado às mulheres. "Temos muito orgulho de trabalhar em conjunto com a Secretaria da Mulher, sob a liderança de Lídia Moura, que coordena este programa com grande determinação e compromisso," afirmou.

Neidinha Alves, representante do Movimento de Mulheres de Cajazeiras, celebrou a conquista da Patrulha Maria da Penha na região. "Essa é uma luta que começou em 2022, e hoje é uma realidade. Agora, as mulheres da região têm um serviço especializado e profissionais capacitados para protegê-las. A patrulha não só salva vidas, como também oferece a oportunidade para que as mulheres permaneçam vivas e seguras", destacou.

Entre as cidades atendidas no Alto Sertão estão Sousa, Aparecida, Cajazeirinhas, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Pombal, Santa Cruz, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

Sobre o Programa Integrado Patrulha Maria da Penha - O Programa Integrado Patrulha Maria da Penha foi instituído pelo Decreto nº 39.343, de 8 de agosto de 2019, por meio de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado da Paraíba, a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. O objetivo é proteger mulheres maiores de 18 anos que possuem Medidas Protetivas de Urgência deferidas pelo Poder Judiciário, garantindo suporte, monitoramento contínuo e ações educativas para prevenir a violência.

A equipe multiprofissional do programa conta com assistentes sociais, advogadas, psicólogas e policiais militares, que realizam triagens, acolhimento, atendimento 24 horas, visitas e rondas de monitoramento para assegurar o cumprimento das medidas protetivas.

Como acessar o serviço

Para ser atendida, basta apresentar o documento que comprove a solicitação da Medida Protetiva de Urgência (MPU). As solicitações podem ser feitas nas Delegacias da Mulher (Deam), Delegacias locais, Defensorias Públicas, Ministério Público ou pelo aplicativo Maria da Penha Virtual.

Informações da Sede Cajazeiras

Endereço: Rua Antônio Holanda, nº 356 - Centro, Cajazeiras/PB