Notícias

Secretaria recepciona estudantes do Programa Gira Mundo que retornaram do Canadá

publicado: 07/02/2019 16h46, última modificação: 07/02/2019 16h46

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia recepcionou, na manhã desta quinta-feira (7), 35 estudantes do Programa Gira Mundo que retornaram do Canadá. A recepção aconteceu no Litoral Hotel, no bairro Cabo Branco, e contou com a presença dos secretários da SEECT, Aléssio Trindade, Cláudio Furtado e José Arthur Viana.

Segundo o coordenador do Programa Gira Mundo, Tulhio Serrano, são 100 alunos que viajaram para o Canadá em setembro do ano passado e estão chegando esta semana. Os 35 estudantes que chegaram na noite dessa quarta-feira (6) foram recepcionados pelos familiares e a equipe da Secretaria.

Os estudantes estarão focados em desenvolver projetos para repassar os conhecimentos adquiridos no país para os colegas da Rede, que poderão ajudar, inclusive, os que pretendem tentar a seleção para a edição 2019 do Programa.

O secretário Aléssio Trindade falou da importância do intercâmbio e motivou os estudantes a continuarem a acreditar nos sonhos. “O Programa Gira Mundo rende frutos que vão transformar o estado. Através dos alunos protagonistas estamos vivendo em uma nova Paraíba. Os que retornam agora, assim como os que já foram para outros países, fazem a diferença compartilhando seus saberes”, ressaltou.

Com sentimento de orgulho, Jarbas Batista, pai do estudante André Felipe, elogiou a oportunidade e experiência que o filho teve. “A Paraíba tem governantes visionários, pessoas que sabem que podem ir além daquilo que se propõe. O governo tem dado oportunidade para os estudantes e professores se desenvolverem, e isso é muito bom, pois os jovens voltam motivados para repassar o conhecimento. Minha função em ver essa motivação no meu filho é apoiá-lo”, falou.

O estudante Edson Felipe Duarte, de 16 anos, contou que a experiência no Canadá mudou a forma de ver o mundo e o motivou a sempre estudar para alcançar os objetivos. “Com a qualidade de ensino que temos aqui na Paraíba, me dediquei para fazer o intercâmbio e foi uma experiência motivadora. O Governo da Paraíba está proporcionando isso para gente, dando uma força para que a gente tenha oportunidade de aprender o inglês e de ir além do que a gente pensa. Estou muito feliz por ter participado do Programa Gira Mundo, agora minha meta é aperfeiçoar o inglês, ingressar na universidade e quem sabe um dia voltar para o Canadá”, disse.

As inscrições para o Programa Gira Mundo de 2019 estão abertas para cinco países: Canadá, Argentina, Espanha, Chile e Colômbia. São 280 vagas para estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (5).