Notícias

Secretaria de Saúde da Paraíba recebe selo Iguais Na Diversidade em reconhecimento às ações voltadas para a comunidade LGBT+

publicado: 01/11/2023 17h22, última modificação: 01/11/2023 17h23
Secretaria de Saúde da Paraíba recebe selo Iguais Na Diversidade, que atesta espaços seguros para a comunidade LGBT+ (3).jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Gerência Operacional de Condições Crônicas e IST, recebeu nessa terça-feira (31) o selo Iguais Na Diversidade, concedido pela Associação Iguais LGBT+, que tem a finalidade de evidenciar espaços seguros para a comunidade LGBT+. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários, em João Pessoa.

Criado em 2018, o Selo visa evidenciar espaços seguros para a comunidade LGBT+, tendo em vista que as estatísticas comprovam as desigualdades sofridas por esse público na sociedade, como violências, poucas oportunidades de reconhecimento social, ausência de apoio familiar, religioso, de chances para inserção no mercado de trabalho ou até mesmo em momentos de lazer.

A gerente operacional de Condições Crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena Pereira, explicou a importância desse reconhecimento para a Saúde da Paraíba. “É com muita alegria que recebemos esse selo. Através dele, reafirmamos nosso compromisso de continuar implantando e implementando políticas LGBTs no estado, voltadas à saúde integral dessa população tão esquecida, tão desrespeitada historicamente”, pontuou.

O selo se tornou um meio de chancelar empresas e órgãos públicos que tenham por finalidade não só o respeito, mas também a inclusão de pessoas LGBT+, por meio de ações realizadas no mercado de trabalho, em doações e campanhas em prol da causa; capacitação de equipes para adaptação de tratamento linguístico, aptidões profissionais, se tornando espaços “LGBTFriendlys”, isto é, receptivos à comunidade e despidos de preconceitos/discriminações.

Na ocasião, foram prestigiadas empresas públicas e privadas que aderiram à essência do projeto, oferecendo em suas repartições condições igualitárias para o público LGBT+. O selo é direcionado apenas a pessoa jurídica, para recebê-lo é necessário fazer inscrição ou ser indicado. Este ano, mais de vinte entidades foram homenageadas, além da SES, Funjope, OAB-PB, MP-PB e MPF-PB.