Secretaria de Saúde apresenta áreas estratégicas da alta complexidade durante encontro com gestores municipais

publicado: 05/06/2023 17h20, última modificação: 05/06/2023 17h20
WhatsApp Image 2023-06-05 at 17.10.42.jpeg

Os fluxos e funcionamento dos programas Opera Paraíba e Coração Paraibano, a Regulação Estadual e do Centro Especializado Diagnóstico do Câncer (CEDC) foram as principais ações apresentadas pela Secretaria de Estado da Saúde aos gestores municipais de saúde, que ainda conheceram a proposta da digitalização da Saúde com a implantação do Sistema de Gestão Hospitalar, com prontuário eletrônico.

Todos esses assuntos foram abordados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante reunião do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) nesta segunda-feira (5) e, na ocasião, dialogou com os municípios sobre as áreas estratégicas de atuação da SES na alta complexidade. A agenda ocorreu em Campina Grande.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, iniciou a fala com a apresentação da gestão da alta complexidade e as áreas estratégicas que são oncologia, neurologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia e vascular. O gestor pontuou o interesse da SES organizar o fluxo das linhas de cuidados da alta complexidade, para melhorar o atendimento para o usuário do SUS, para que seja menos oneroso para os cofres públicos. O intuito é diminuir a judicialização da saúde e um dos pontos principais é a oncologia, área que mais demanda.

Jhony Bezerra também apresentou outras ações para fortalecimento e interiorização do atendimento especializado. “Queremos fortalecer e ampliar o atendimento especializado, principalmente com a regionalização, para desafogar os grandes centros. Já estamos conseguindo essa interiorização com o Coração Paraibano. Essa conversa que presenciamos aqui, apresentando as nossas propostas e escutando os gestores municipais, que estão na ponta, é importante no sentido de a gente construir algo maior na saúde da Paraíba. Acredito que com o diálogo a gente sempre vence”, frisou.

Durante a agenda também foi apresentada a proposta da digitalização da saúde, com o Sistema de Gestão Hospitalar, que será implantado com investimentos do Projeto Amar. O intuito é atender a rede estadual com a introdução do prontuário eletrônico único do paciente integrado com a rede nacional. O investimento será em torno de R$ 38 milhões. A agenda seguiu com a apresentação da Rede Cuidar e dos indicadores de alimentação e nutrição da Paraíba.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, mencionou a parceria da SES com o conselho, reforçando a importância do diálogo para avançar na saúde pública da Paraíba.