Notícias

Secretaria de Estado da Saúde recebe homenagem da Assembleia Legislativa pela condução da pandemia

publicado: 20/04/2022 19h59, última modificação: 20/04/2022 19h59
1 | 3
2 | 3
3 | 3
LPB_Medalha Epitácio Pessoa_02.jpeg
ALPB_Medalha Epitácio Pessoa_01.jpeg
LPB_Medalha Epitácio Pessoa_04.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta quarta-feira (20), uma homenagem da Assembleia Legislativa (ALPB) em reconhecimento à condução da pandemia. A medalha Epitácio Pessoa foi concedida à secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, ao diretor-superintendente da Fundação PBSaúde, Daniel Beltrammi, e ao ex-secretário Geraldo Medeiros, pelo trabalho realizado na saúde pública paraibana. 

 

Na ocasião, o presidente da ALPB, Adriano Galdino, afirmou que a condecoração dos gestores representava um ato de justiça, reconhecimento e agradecimento. “A Paraíba foi referência para o resto do Brasil na condução da pandemia graças à competência de Renata Nóbrega, Daniel Beltrammi e Geraldo Medeiros e isso nos deixa com muito orgulho. Ações importantes foram realizadas com base na ciência e tiveram forças de evitar que muitos paraibanos fossem a óbito. Algumas vezes a população chegou a reclamar, mas os secretários resolveram apostar na vida e assumir o desgaste público, preferindo salvar a vida do povo da Paraíba”, destacou.

A secretária Renata Nóbrega agradeceu a condecoração e reforçou que a homenagem representa o coletivo, o SUS e se estende a todos os profissionais de saúde da Paraíba. Durante seu discurso, ela trouxe informações sobre como a saúde pública paraibana cresceu na pandemia, a começar pela implantação do Centro Estadual de Regulação Hospitalar para Covid-19, possibilitando a assistência de todo e qualquer paraibano que precisou de leito e oxigênio. Renata pontuou também o avanço da vacinação, destacando as mais de 8.600.00 doses aplicadas e 80,54% da população com esquema vacinal completo. 

“Conseguimos alcançar nota máxima em todas as avaliações que a Paraíba esteve. Não colapsamos o sistema. O SUS da Paraíba cumpriu com sua missão. As salas do gabinete da SES sabem o quanto lutamos diuturnamente para que o estado chegasse ao lugar em que se encontra hoje. Mas precisamos lembrar que a pandemia ainda não acabou, precisamos manter todos os cuidados”, pontuou.  

Para Daniel Beltrammi, o reconhecimento vem para consagrar o trabalho de homens e mulheres que escolheram cuidar da saúde dos paraibanos e das paraibanas. Ele reforça que foi o esforço do sistema de saúde público e da ciência a serviço da vida que trouxe o estado a ocupar o lugar de destaque na condução da pandemia. “A Paraíba fez a lição de casa, essa é uma das 27 unidades federadas que mais soube contribuir sobre como combater a pandemia e isso fica como legado para o país também”, frisou. 

O médico e ex-secretário Geraldo Medeiros pontuou o orgulho que sente em representar todos os profissionais de saúde do estado e ressaltou que o êxito na condução da pandemia foi uma consequência da união dos três gestores da pasta. Reafirmando o compromisso com a população paraibana, ele destacou que um dos pontos positivos da gestão foi a transparência em relação ao cenário epidemiológico. “Nós não omitimos nenhum número, nenhuma informação”, observou.

A entrega da mais alta condecoração da casa foi uma propositura dos deputados estaduais Adriano Galdino, Jeová Campos, Wilson Filho, Pollyanna Dutra, Raniery Paulino, Ricardo Barbosa, João Gonçalves, Júnior Araújo e Janduhy Carneiro.