Notícias

Secretária da Saúde participa de assembleia do Conass em Brasília e destaca equilíbrio fiscal para manutenção dos serviços de saúde

publicado: 13/02/2019 17h45, última modificação: 13/02/2019 17h45
Claudia Veras_Conass.jpg

A secretária da Saúde da Paraíba, Claudia Veras, participa da primeira assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) de 2019. O evento acontece nesta quarta (13) e quinta-feira (14), em Brasília, e conta com a presença do ministro da Saúde, dos secretários nacionais e dos gestores estaduais.

A agenda é um fórum que reúne os secretários para discussão das pautas comuns em torno da qualificação da gestão SUS. Para Claudia Veras, este é um espaço bem relevante por ser um  colegiado de apoio e assessoria técnica para os estados. “Nessa primeira assembleia, reafirmamos ao ministro da Saúde a importância deste fórum e da sua pactuação com o Ministério da Saúde”, comenta.

A secretária conta que a Paraíba se destaca pelo equilíbrio fiscal em meio a relatos de outros estados sobre desequilíbrio financeiro na mudança de governo. “Existe estado, por exemplo, que apresenta um passivo de R$ 7,5 bilhões só na saúde. Me senti honrada em relatar que a Paraíba tem uma situação bem diferente, e que estamos em uma gestão com equilíbrio fiscal, com compromisso e zelo pelos serviços públicos”, completa.

No último Biênio (2017-2019), muitos serviços de saúde foram implantados na Paraíba. Quatro hospitais foram entregues à população (Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Hospital do Bem, Hospital Regional de Picuí e a Unidade de Saúde de Cacimba de Dentro), o Centro Especializado em Reabilitação de Sousa foi concluído e o Complexo Hospitalar Juliano Moreira reformado, além das novas instalações da Central de Transplantes, do Centro Excepcional de Dispensação de Medicamentos e do Núcleo Estadual de Imunização.