Notícias

Secretaria da Saúde orienta população sobre os cuidados com a gripe

publicado: 13/06/2019 17h51, última modificação: 13/06/2019 17h51

Infecção aguda do sistema respiratório, a gripe (Influenza) tem grande potencial de transmissão e distribuição global. A intensidade de casos aumenta quando começa o período de chuva. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está alertando e orientando a população sobre os cuidados com a gripe. 

Pessoas de todas as idades podem ser acometidas por influenza, mas algumas são mais propensas a desenvolver complicações ou quadros graves. A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, afirma que medidas preventivas podem ser adotadas pela população. 

“A higienização das mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar ou depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas. Essas são algumas medidas que o cidadão pode tomar para evitar a transmissão da gripe”, observa. 

Talita alerta que indivíduos com sintomas de gripe devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. 

Na Paraíba, até a semana epidemiológica 22 (terminada em 1º de junho), foram notificados 168 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados. Desse total, 17 casos foram confirmados para Influenza, com cinco óbitos. O estado tem uma cobertura de 93,04% da população vacinada, o que equivale a 1.103.406 doses aplicadas. 

A gripe tem início com febre que dura em torno de três dias, seguida pela dor muscular, dor de garganta, coriza e tosse. Todos os pacientes com Síndrome Gripal e com condições/fatores de risco devem ser orientados para retornar ao serviço de saúde para revisão do quadro clínico, quando deverão ser reavaliados quanto aos critérios de SRAG ou outros sinais.