Saúde realiza Seminário de Apoio Institucional às Comissões de Intergestores Regionais

publicado: 02/12/2019 18h51, última modificação: 02/12/2019 18h51
ses seminario da comissao de intergestores regionais foto ricardo puppe (1).jpg
ses seminario da comissao de intergestores regionais foto ricardo puppe (2).jpg
ses seminario da comissao de intergestores regionais foto ricardo puppe (3).jpg
ses seminario da comissao de intergestores regionais foto ricardo puppe (4).jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (2), o Seminário de Apoio Institucional às Comissões de Intergestores Regionais (CIR). A agenda aconteceu no auditório do Centro de Formação de Educadores, em Mangabeira, e teve como público gestores municipais de saúde, apoio institucional da SES, apoio técnico e gerentes regionais. O evento teve a parceria do Conselho de Secretários Municipais da Paraíba (Cosems).

A CIR é uma comissão formada por secretários de saúde municipais que se articulam para pensar e levar melhorias para uma determinada região. A secretária executiva da CIB, Débora Gomes, explica que o seminário foi realizado para a SES demonstrar que vai apoiar para que as reuniões da comissão tenham mais suporte técnico e as discussões consigam fluir melhor.

“Durante toda a manhã apresentamos os pontos de destaque do regimento interno único da CIB e da CIR. No estado, temos 16 CIR que correspondem a cada Região de Saúde. A partir de agora, dois membros da Secretária de Estado participarão ativamente desses encontros, em cada região, como apoio institucional. Hoje, aqui, apresentamos a portaria dessas 32 pessoas”, destaca.

A secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, afirma que o evento traz como norte a apresentação do novo regimento único da CIR e CIB, além da discussão que vai pautar e organizar os processos de trabalho das regiões de saúde a partir de 2020. “Isso traz relevância no fortalecimento da regionalização a partir do que já foi construído dos planos regionais integrado, dos planos por macrorregionais de saúde que nós já estamos pautando também e traz todo esse processo de que a região de saúde saiba qual sua necessidade, planeje sua necessidade e traga como encaminhamento para reunião da CIB essa discussão”, completa.

A presidente do Cosems, Soraya Galdino, reafirma a importância da parceria do Conselho com a SES e destaca o fato de Estado e Municípios andarem de mãos dadas na saúde, fortalecendo as regiões e a Paraíba como um todo. “O SUS só se constrói de forma descentralizada e regionalizada. A gente considera de grande importância esse evento”, ressalta.

Na programação da tarde, mais debates e diálogos foram realizados para tirar as dúvidas restantes sobre o apoio. Dando seguimento, no local também aconteceu a última reunião ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite do ano, onde foram deliberadas e aprovadas ações para a saúde publica na Paraíba como a introdução da vacina contra a febre amarela na rotina do calendário vacinal do estado.