Saúde realiza atividades no Dia Estadual de Combate ao Tabagismo

publicado: 14/03/2018 00h00, última modificação: 28/05/2019 16h47

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDants), realizará diversas atividades com os alunos da Faculdade Maurício de Nassau, nesta quinta-feira (15), para lembrar o Dia Estadual de Combate ao Tabagismo. Às 10h, na sede da instituição de ensino, a médica e doutora em pneumologia Maria Alenita Oliveira vai ministrar uma palestra com o tema: O consumo do cigarro entre os jovens e suas consequências.

Além da palestra, na programação estão testes como o Peak flow (eficácia da função pulmonar) e o Fargerstrom (mede o grau de dependência de nicotina) e, ainda, orientações sobre o tratamento do tabagismo ofertado pelo SUS.

“Nosso objetivo é sensibilizar os universitários para que não consumam cigarro, alertando sobre os riscos e as consequências. Eles são futuros profissionais da área da saúde e, assim, devem trabalhar sempre com a prevenção do tabagismo e conhecendo os locais de tratamento e atendimento disponíveis na rede SUS”, informou a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho.

O evento é uma realização da SES, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau e com o Comitê do Tabagismo, integrado pela Associação Médica, Agevisa, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Programa Saúde na Escola Estadual e Municipal, Liga Acadêmica de Pneumologia e Planos de Saúde.

Dados – De acordo com a base de cálculo do Ministério da Saúde, estima-se que em 2018 11,5% da população da Paraíba é tabagista. São 462.939 fumantes em todo o estado.

Quanto aos óbitos por câncer de pulmão, a maioria provocada pelo cigarro, em 2018, já foram registrados 35 no estado; ano passado (2017), foram 427 óbitos no estado. Já em 2016, foram 405 mortes, no estado; em 2015, por sua vez, foram 425 mortes por câncer de pulmão na Paraíba.

registrado em: , ,