Saúde promove CIB descentralizada, em Patos e reúne vários secretários da região

publicado: 08/10/2019 11h04, última modificação: 08/10/2019 11h05
WhatsApp Image 2019-10-08 at 10.39.12 AM.jpeg

- Foto: Secom-PB

A 2ª Reunião Descentralizada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foi realizada nessa segunda-feira (7), em Patos, com as participações de secretários municipais da 6ª Regional de Saúde e III macrorregião e de várias cidades do estado. A reunião foi presidida pela secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega e contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Na CIB há um pacto entre a gestão estadual e municipal para deliberar as políticas de saúde que beneficiarão a população paraibana”, disse a secretária.

“Estas reuniões descentralizadas significam conhecer o desconhecido por muitos de nós, pois tem gente que não consegue participar da CIB em João Pessoa”, falou a secretária municipal de Saúde, de São Bento, Lindinalva Dantas, que representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Entre as pautas aprovadas, um dos destaques foi a inclusão de mais um serviço para assistência ao glaucoma. Será incluída a Clínica Escola da Faculdade de Ciências Médicas - FCM. Foi aprovada também a habilitação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, no Instituto Cândida Vargas, na capital.

Durante a reunião da CIB, foram citados o Dia Nacional de Combate à Sífilis; o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo (19 de outubro) e o vídeo premiado “Corações Paraibanos”, de Ricardo Puppe, fotógrafo e cinegrafista, da assessoria de comunicação, da SES. O vídeo de 12 minutos fala sobre a Caravana da Rede Cuidar 2019, uma estratégia do Governo da Paraíba para realizar a busca ativa de crianças cardiopatas, percorrendo 2 mil km, em 13 cidades.

“Em 2019, buscamos realizar pelo menos uma reunião descentralizada da CIB por Macrorregião de Saúde, tendo sido sediada por Campina Grande, em junho e Patos, em Outubro. O objetivo é possibilitar maior participação dos gestores municipais de saúde neste espaço de pactuação intergestores e disseminar as informações relativas às políticas de saúde pública de forma mais eficaz e próxima aos municípios”, informou a secretária Executiva da CIB, Déborah Gomes dos Santos.