Notícias

Saúde amplia rede de bancos de leite humano com mais três postos de coleta

publicado: 09/05/2022 15h37, última modificação: 09/05/2022 15h37

“Doação de Leite Humano – Gotas de Amor para um Mundo Melhor”. Com este slogan, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e do Banco de Leite Anita Cabral, está realizando, durante o mês de maio, uma programação para incentivo à doação de leite materno, que terá como foco principal a ampliação da Rede de Bancos de Leite Humano.

Durante a programação, serão abertos mais três postos de coleta.  No próximo dia 19, será aberto o de Catolé Rocha; em Monteiro, será no dia 20 e em Piancó, no dia 27. Com isso, a Rede passa a funcionar com 21 Postos de Coleta de Leite Humano e seis Bancos de Leites Humanos, em todo estado. Os Postos são responsáveis por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e captação de doadora para coleta de leite materno a ser distribuído pelos bancos de leite humano para as unidades de leitos neonatais.

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, lembra que a abertura dos Postos faz parte do compromisso do atual governo de ampliar a Rede de Bancos de Leite Humano. “A abertura de mais três postos de coleta tem como objetivo o aumento de doadoras e, consequentemente, a disponibilidade de mais leite humano para salvar a vida de bebês internos em leitos de unidades neonatais”, afirmou.  

A diretora geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, destacou a descentralização do serviço. “Levando em conta a necessidade de uma coleta maior, ganhar mais estas três unidades, significa mais leite coletado; mais especialistas nestes serviços e, também, a descentralização, já que favorecerão mais mulheres de outras regiões”, pontuou 

Novos Postos - O Posto de Catolé do Rocha funcionará no Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos, da 8ª Gerência Regional de Saúde (GRS), abrangendo 10 municípios, com 118 mil habitantes, realizando uma média mensal de 120 partos.

O Posto de Coleta de Leite de Monteiro será no Hospital Regional Santa Filomena, da 5ª GRS, que abrange 16 municípios, com 100 mil habitantes, realizando uma média mensal de 120 partos. 

E o Posto de Piancó funcionará no Hospital Regional Venceslau Lopes, da 7ª GRS, que integra 18 municípios, com 140 mil habitantes, realizando uma média mensal de 50 partos.

Programação - A programação para incentivo à doação de leite materno começou no último dia 29 de abril e vai até o dia 31 de maio, com capacitações; apresentações da Rede no Fórum de Cooperação Técnica Internacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano, entre outras ações. 

Nesta terça-feira (10), terá evento virtual, às 19 horas, sobre Colostroterapia para profissionais das  Maternidades, Hospitais Amigo da Criança, Rede de Bancos de Leite do estado, da saúde e estudantes. Inscrição para certificados no link: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexLJTFQA4c_c7FQy8xBlxflNmsXX9ylaPk6fi_uYxb0eERvg/viewform?usp=sf_link

Link: https://meet.google.com/uoq-apvf-oez

Na quinta-feira (12), das 8h às 16h, terá Capacitação sobre Técnicas Profissionais em Postos de Coleta de Leite Humano, para profissionais dos novos postos de Coleta, dos Hospitais Regionais de Catolé do Rocha, Monteiro e Piancó.

Na sexta-feira (13), das 14h às 16h30, haverá capacitação sobre amamentação em crianças expostas ao HIV para profissionais da Rede de Bancos de Leite do estado, maternidades, profissionais de saúde, APS, SAE e estudantes. Inscrição para certificados:                             https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLuB4h5vRmhKM0s0h2r85GnCpUePj6SYfYTkdye3miOwWHtw/viewform?usp=sf_link

Link: https://meet.google.com/wkr-ftxm-dgh

No Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19), será realizado o Fórum de Cooperação Técnica Internacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano, destinado a profissionais da Rede de Bancos de Leite do estado, profissionais de saúde, estudantes, Doadoras de Leite Materno, Serviços de Saúde e Sociedade Civil.

No próximo dia 20, está previsto o Encontro Regionalizado de Doadoras de Leite Humano do estado da Paraíba na Rede de Bancos de Leite, com doadoras de Leite Materno, Serviços de Saúde e Sociedade Civil, na modalidade presencial, na Rede de Bancos de Leite, das 8h às 12h.

E, para encerrar a programação, nos dias 30 e 31, de maio, terá Capacitação Manejo Clínico da Lactação – Cuidados com ordenha e conservação do leite humano ordenhado doado.  O público-alvo será profissionais dos Postos de Coleta de Leite Humano, dos Hospitais Regionais de Catolé do Rocha, Monteiro e Piancó. O evento será no Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle, na Maternidade Peregrino Filho, em Patos, das 8h às 16h.