Notícias
Saúde amplia leitos pediátricos de UTI no Trauma de Campina Grande para atender casos graves de síndromes respiratórias
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou, nesta quarta-feira (29), 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. A unidade – pertencente à rede estadual de saúde – já iniciou os atendimentos para casos de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A iniciativa faz parte do Plano de Ação da SES para o enfrentamento do aumento de casos das síndromes gripais infantis e conta com a ampliação de leitos de UTI e enfermarias distribuídas nas unidades hospitalares da Rede Estadual.
O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, realizou uma visita técnica na unidade e destacou a importância da oferta desses novos leitos. “A Paraíba decretou estado de emergência há uma semana atrás, tendo em vista que seus leitos de UTI pediátrico ultrapassarem 90 por cento de ocupação. Baseada nesses dados, a secretaria lançou seu Plano de Contingência, que é a abertura de novos leitos para atendimento dessas emergências pediátricas”, destacou. Ele disse ainda que a perspectiva é de abertura de mais 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos e 90 de enfermaria durante o mês de junho.
O secretário aproveitou a oportunidade para destacar a importância da vacinação. “A gente apela aos pais que vacinem principalmente seus filhos, na faixa etária de 6 meses a 6 anos. A população paraibana precisa entender que é importante a vacinação e que é vacinando que vamos conseguir vencer esse cenário”, disse o secretário.
De acordo com o diretor do Trauma de Campina Grande, Sebastião Viana, os leitos extras na unidade de saúde são de extrema importância nesse período. “Esses dez novos leitos de UTI são extremamente importantes, principalmente em momentos de emergência. A população de Campina Grande e da Paraíba é só quem ganha com mais leitos de UTI pediátrica. A gente bem sabe, com o aumento do número de casos de crianças com síndrome respiratória é importante contar com esse suporte”, salientou.
O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande permanece com o fluxo de atendimento normal para o público adulto. Já a ocupação dos leitos pediátricos é realizada por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE).