Saúde abre 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde com ciclo de debates e palestras

publicado: 15/08/2024 08h24, última modificação: 15/08/2024 08h25
IMG_7572.JPG
IMG_7544.JPG
IMG_7482.JPG
IMG_7586.JPG
IMG_7421.JPG

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e com a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), realizaram, nessa quarta-feira (14), no Espaço Cultural, em João Pessoa, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, a abertura da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Cegtes). O evento tem como objetivo discutir a educação permanente e os processos de formação de profissionais que atuam na área da saúde para o aprimoramento do trabalho. O encerramento ocorre nesta quinta-feira (15), com a eleição dos delegados que vão representar a Paraíba na Conferência Nacional, em dezembro deste ano, em Brasília.

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, a Conferência Estadual consolida as estratégias desenvolvidas pela SES para promover a valorização profissional dos trabalhadores da Saúde. “É por meio das ações de capacitação que o profissional se sente mais qualificado, mais valorizado e fortalecido. E quando a gente valoriza esse trabalhador e o coloca no centro das atenções, a gente também faz com que o SUS seja mais integral e tenha um profissional capacitado para entregar à população um serviço de saúde com mais qualidade”, frisou.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a abertura foi marcada por palestras e debates, que tiveram como eixos de discussão os seguintes subtemas: “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”; “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”; e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.

Para a secretária adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Laíse Rezende, uma das palestrantes da 4ª Cegtes, a aproximação do órgão federal com os estados brasileiros é importante para elaborar planos e ações que valorizem não só a saúde, mas também a formação e o bem-estar dos profissionais da área em todo o país.

“Com essa experiência, podemos conhecer a realidade e compreender as necessidades do estado, para construir e revisar políticas públicas que efetivamente valorizem os trabalhadores e as trabalhadoras, refletindo sobre os problemas que configuram a vida desses profissionais no mundo do trabalho, e criando soluções de forma conjunta com os conselhos, as secretarias e os órgãos de saúde”, pontuou a representante do Ministério da Saúde.

A 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde é resultado das Conferências Macrorregionais que aconteceram no primeiro semestre deste ano em todas as Macrorregiões de Saúde, abrangendo demandas e propostas dos 223 municípios do estado. A expectativa da organização é incorporar as estratégias e ações apresentadas durante o evento ao Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES).

Também participaram da solenidade, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da SGTES, Lívia Mello; o presidente do CES, Eduardo Cunha; o coordenador-geral da Cegtes, Pedro Paulo Peixoto; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino; o Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde e Técnico do Conselho dos Secretários Estaduais de Saúde, Haroldo Pontes, entre outras autoridades.