Notícias
Sarau Poético do Cearte é retomado em formato presencial com performances de teatro, música e literatura
O Sarau Poético do Centro Estadual de Artes (Cearte-PB) retorna repaginado, em formato presencial, nesta quarta-feira (18), a partir das 15h30, com várias novidades. O evento traz a integração com outras linguagens artísticas e incentiva o intercâmbio literário. Após três anos de edições virtuais, o Sarau traz como convidada a poeta pessoense Naíla Cordeiro. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. A ação é realizada pelo Núcleo de Atenção e Estudo da Palavra, ligado à área de Literatura do Cearte e tem como objetivo promover o encontro do público com poetas da Paraíba, despertando o interesse e o prazer pela leitura, por meio da poesia.
Durante a programação, a poeta convidada apresenta sua obra declamando três poemas. Previamente, alunos do Cearte estudam a obra poética da autora e apresentam trabalhos para expressar ou traduzir como veem e sentem a poesia. Na ação, há espaço para intervenções poéticas com participação do público. Além dessa dinâmica, que é marca registrada do evento, haverá, pela primeira vez, intervenções de outras linguagens artísticas, com performances de teatro e música.
Sobre essa intersecção de linguagens, a diretora do Cearte-PB, Laura Moreno, ressalta que é uma forma de promover a interdisciplinaridade e resgatar o sentido original do termo “poético” que está no título do Sarau.
“Na sua obra seminal ‘Arte Poética’, ao definir as várias manifestações artísticas na Grécia Antiga, Aristóteles chama de poeta não só os expoentes da literatura, mas os artistas do teatro, da música, da escultura. Ou seja, todo artista é um poeta e a poética engloba todas as artes. Além disso, somos um Centro de Ensino da Arte, logo, prezamos e estimulamos a interdisciplinaridade”, explicou Laura.
Organizador do Sarau e coordenador da área de Literatura do Cearte, o professor Jairo Cézar destaca a expectativa para o retorno do formato presencial e cita a singularidade do perfil da poeta homenageada nessa edição.
“A expectativa é a melhor possível, porque o público está com muita saudade de ter esse encontro. As edições virtuais tiveram um grande sucesso, público expressivo, mas nada como o contato físico, estar pertinho ali, sentir o olhar das pessoas, o toque... Então, a expectativa é de que nós teremos um grande Sarau, um grande evento, com esse diálogo entre as artes, com essas trocas de livros que são sempre experiências, e também com a nossa convidada, que é nossa aluna, que já participou como público e hoje é a homenageada da edição”, pontuou Jairo.
Troca-Troca Literário
Nessa edição do Sarau, haverá um intercâmbio de livros com o objetivo de fomentar a leitura, o prazer e a fruição literária. Por duas semanas foram deixados livros na sede do Cearte e, durante a ação, cada pessoa que deixou um livro receberá outra obra das mãos de outro participante do Troca-Troca. O objetivo principal é aproximar as pessoas de obras literárias compartilhadas por outras e, com isso, formar uma conexão de leitor para leitor através de um livro.
Música e Teatro
Além da literatura, essa edição irá contar com parceria das áreas de música e de teatro do Cearte-PB, ampliando as linguagens artísticas abarcadas pela ação. Haverá uma apresentação musical comandada pelo professor Honésimo e uma apresentação teatral coordenada pelo professor Pádua, tudo integrado à programação do Sarau Poético.
Sobre a poeta convidada
Naíla Cordeiro tem 27 anos, é paraibana natural de João Pessoa (PB) e tem um pé no litoral e outro no cariri. Licenciada e mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, é professora e revisora textual. Atua como mediadora no clube de leitura Leia Mulheres João Pessoa, desde 2018. Cangote é seu primeiro livro.
Serviço:
Sarau Poético
Data: 18 de outubro
Horário: A partir das 15h30
Endereço: Praça Aristides Lobo, 129, Centro, João Pessoa (PB). No prédio histórico do Grupo Escolar Thomaz Mindello (em frente ao Armazém Paraíba)