Rota Gastronômica do Vale do Paraíba: agentes de viagens conhecem riquezas culturais e artísticas em famtour

publicado: 11/09/2024 08h29, última modificação: 11/09/2024 08h36
LikeAPPro_1723758828537.jpeg

- Foto: Adriana Nery

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em parceria com o Sebrae-PB, promove, nesta quarta-feira (11), um famtour para agentes de viagens, com o objetivo de explorar a Rota Gastronômica do Vale do Paraíba, que abrange os municípios de Pilar e Itabaiana. O evento oferece uma imersão profunda nas riquezas históricas, artísticas e culturais da região.

O famtour proporciona aos agentes de viagens a oportunidade de vivenciarem a combinação única dos roteiros José Lins do Rêgo e Ateliês Criativos. O roteiro José Lins do Rêgo inclui visitas a locais históricos e culturais que homenageiam o renomado escritor paraibano, enquanto os Ateliês Criativos destacam a tradição artesanal e artística dos municípios paraibanos.

Em Pilar, a jornada começa com uma visita à Casa Câmara, onde os participantes são recepcionados pelo personagem José Lins do Rêgo, oferecendo uma verdadeira imersão na vida e obra do autor. A programação continua com uma visita guiada ao Engenho Corredor, que inclui uma ação de reflorestamento em frente à senzala e um sarau com o ator e poeta que interpreta o autor de Menino de Engenho.

Os agentes de viagens também têm a oportunidade de conhecer o Ateliê Colaborativo Arte Sacra e vivenciar experiências no Engenho Maravalha, em São Miguel de Taipu, com atividades no Ateliê Clair Leitão. Além disso, a agenda inclui visitas ao Ateliê Rafael Pereira, à Igreja Matriz para um sarau literário com um cordelista, ao Ateliê Artes em Madeira para uma oficina de pirografia, e ao Monumento de Nossa Senhora da Conceição para um receptivo musical com a violinista Alana e um momento de reflexão.

Em Itabaiana, o grupo conhece o Ateliê da Nevinha, participando de uma oficina de panelas de argila, e o Ateliê Ana Cunha, onde os participantes têm a chance de experimentar a pintura em biscoitos caseiros.

Ferdinando Lucena, diretor da PBTur, ressalta a importância da parceria com o Sebrae-PB, destacando que o famtour é essencial para a divulgação de novas rotas turísticas e para a promoção do potencial do turismo no estado. “Este famtour exemplifica o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do turismo na Paraíba. Ele promove um intercâmbio cultural enriquecedor e amplia as oportunidades para que os agentes de viagens conheçam, divulguem e comercializem as rotas e roteiros do Vale do Paraíba”, afirmou Ferdinando.

Delano Tavares, secretário Executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico, acrescenta: “A criação de novos roteiros valoriza nossa cultura e tradição, mas também gera oportunidades econômicas para as comunidades locais. Ao destacar as belezas e o patrimônio do nosso estado, estamos atraindo visitantes e fortalecendo a identidade cultural da Paraíba”, comentou.