Notícias

Rota Cultural Raízes do Brejo começa dia 3 de abril na cidade de Belém

publicado: 05/03/2020 17h06, última modificação: 05/03/2020 17h06
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
PBTur rota da cultura raizes do brejo (5).jpg
PBTur rota da cultura raizes do brejo (1).jpg
PBTur rota da cultura raizes do brejo (3).jpg
PBTur rota da cultura raizes do brejo (2).jpg
PBTur rota da cultura raizes do brejo (4).jpg

O Mirante de São Francisco, em Duas Estradas, foi palco do lançamento da 4ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo. O evento reuniu, na tarde dessa quarta-feira (4), centenas de pessoas num dos principais atrativos turísticos da cidade. A rota cultural reúne nove municípios e tem por objetivo apresentar aos turistas o artesanato local, a Cultura, História, gastronomia regional e produção artístico-cultural da região. A cidade de Belém faz a abertura da rota em 3 de abril e Pilõezinhos encerra os festejos em 7 de junho. A programação musical divulgada dá amplo espaço para artistas locais com destaque para Gegê Bismark, Rita de Cássia, Kelson Kiss, entre outros, além dos conhecidíssimos Waldonis e Kátia Cilene. Integram a rota cultural as cidades de Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raíz, Borborema, Dona Inês, Pirpirituba e Pilõezinhos.

Na solenidade de abertura, a prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally, destacou a importância da rota cultural para todas as cidades envolvidas na organização e realização do evento. Segundo a prefeita, desde a primeira edição (2017), as cidades envolvidas vêm passando por transformações na infraestrutura e mesmo na autoestima de seus habitantes. “Sem dúvida nenhuma houve um engrandecimento dos municípios, as pessoas passaram a conhecer o que temos de melhor. É importante reconhecer a união de todos os gestores envolvidos para realizar mais uma edição”, comentou.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Sérgeston Silvestre, elogiou a iniciativa dos gestores municipais em realizar a rota cultural, confirmando a tendência de consolidação de mais um produto turístico da região. “Desde o início foi um desafio começar uma nova rota cultural e turística. Vemos que todos entenderam a função de divulgar as cidades, elevar a autoestima da população e gerar emprego e renda durante a realização da rota”, afirmou. Para o executivo, a cada edição a programação fica mais diversificada, recheada com artistas locais.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a realização de rotas culturais promove a divulgação das cidades que integram o projeto, revelando suas potencialidades turísticas e gerando emprego e renda para a população envolvida nas atividades. Avelino lembrou que cada uma das cidades promove o evento durante três dias (sexta-feira, sábado e domingo), quando elabora uma programação voltada para agregar valores aos seus atrativos turísticos e atrações locais. Os prefeitos que discursaram durante a solenidade reafirmaram a importância da rota cultural para divulgação de suas cidades em todo o estado da Paraíba e na região Nordeste. A programação pode ser acessada pelo site www.brejoparaibana.com.br