Notícias

Rede Cuidar oferece curso on-line sobre Obstetrícia e lembra Dia Internacional da Mulher

publicado: 05/03/2021 15h53, última modificação: 05/03/2021 15h53

A Rede Cuidar inicia, nesta segunda-feira (8), uma série de aulas sobre obstetrícia, para médicos e enfermeiros das Salas do Coração e da Atenção Básica. O evento lembra o Dia Internacional da Mulher e a primeira aula será intitulada "Rede Cuidar: A saúde da mulher no âmbito da Atenção Básica", das 12h30 às 14h, de forma remota. As aulas fazem parte do "Curso de aperfeiçoamento em tecnologias assistidas para pesquisa em saúde". 

A coordenadora geral da Rede, Juliana Soares, explicou que, nada melhor, para homenagear a mulher do que promover conhecimento e integração entre os profissionais de saúde com o grande objetivo de reduzir a mortalidade materna no estado. “Existe a necessidade de comunicação entre a Atenção Básica e as Maternidades de alta e média complexidade, pois a redução da mortalidade materna depende da aproximação entre esses dois níveis de atenção. Para isso, precisamos qualificar e promover interação entre esses entes”, disse. 

A aula que ocorre no Dia Internacional da Mulher será ministrada pela médica ginecologista, obstetra e coordenadora da Obstetrícia da Rede Cuidar, Viviane Meneghetti. Ela destaca que, no contexto da pandemia, é muito importante falar de saúde da mulher. 

“Precisamos tratar de temas como Saúde da Mulher na Atenção Básica e necessitamos falar sobre rastreamento de doenças como câncer, hipertensão, diabetes, sífilis, infecção urinária porque, apesar do cenário estar voltado para a pandemia do Covid-19, as mulheres continuam sendo acometidas por essas doenças. Precisamos debater sobre essa realidade”, pontuou.

No total, serão seis aulas sobre Obstetrícia. A segunda aula será no próximo dia 15, “Síndromes hipertensas e assistência pré-natal: do diagnóstico ao parto”; no dia 22, “Infecção e morte materna: como rastrear e conduzir Covid-19 e outras infecções?”, no dia 29, “Fatores de risco obstétricos: quando encaminhar para o Pré-Natal de alto Risco”; no dia 05 de abril, “Obstetrícia - Apresentação das Salas do Coração de Campina Grande, Guarabira, Mamanguape e Esperança” e no dia 12 de abril, a “apresentação das Salas do Coração de Princesa Isabel, Monteiro, Picuí e Itabaiana”.

O "Curso de aperfeiçoamento em tecnologias assistidas para pesquisa em saúde" foi dividido em três módulos: o primeiro, já concluído, foi sobre Cardiologia, no período de 18 de janeiro a 01 de março; o de Obstetrícia será de 08 de março a 12 de abril e, em seguida, será o terceiro e último módulo de Perinatologia, de 19 de abril a 10 de maio. As aulas acontecem sempre nas segundas-feiras, on-line, das 12h30 às 14h, por meio da plataforma https://url.gratis/7aD7H

A Rede Cuidar - A Paraíba conta com 20 maternidades e um hospital pediátrico, que fazem parte da Rede Cuidar. Deste quantitativo, apenas três não são de gestão estadual e possuem gestão municipal: Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea (Campina Grande), Maternidade Cândida Vargas (João Pessoa) e Maternidade de Esperança.  

A Rede funciona em tempo integral durante todo o ano e tem como um de seus principais objetivos a busca ativa de crianças com cardiopatias que, ao serem diagnosticadas com problemas, passam a receber tratamento especializado, inclusive, com acesso a procedimento cirúrgico, quando necessário.