Rede Cuidar discute melhorias para saúde materno-infantil

publicado: 12/11/2019 16h56, última modificação: 12/11/2019 16h59
Fotos: Ricardo Puppe
ses Rede Cuidar discute melhorias na saude Materno Infantil em seminario foto Ricardo Puppe (1).jpg
ses Rede Cuidar discute melhorias na saude Materno Infantil em seminario foto Ricardo Puppe (3).jpg
ses Rede Cuidar discute melhorias na saude Materno Infantil em seminario foto Ricardo Puppe (2).jpg

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Rede Cuidar, e do Instituto Cândida Vargas com a estratégia Apice On, está realizando o I Seminário Materno Infantil. A iniciativa, que ocorre nesta terça (12) e quarta-feira (13), na Faculdade de Ciências Médicas, centro de João Pessoa, visa à qualificação de profissionais da rede pública na atenção ao parto e nascimento. Participam das palestras e rodas de conversa gestores públicos, profissionais dos serviços de saúde, pesquisadores, residentes e estudantes das universidades.

A abertura do evento contou com a presença de representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Conselho Regional de Medicina e das Secretarias Estadual e Municipal de saúde. O seminário é fruto da união de iniciativas que vem contribuindo para a melhoria do acesso e qualificação da assistência ao parto e nascimento através da Rede Cuidar e do projeto Aprimoramento e Inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatologia – Apice On do Ministério da Saúde.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, o Seminário é uma das ferramentas que contribuem para o fortalecimento das estratégias de saúde materna e infantil. “A presença da secretaria neste evento vem reafirmar o compromisso com a melhoria dos indicadores. Temos buscado parceiros e implantado outros projetos a exemplo do Planifica SUS, na 14ª região de saúde, que também é uma proposta voltada para a rede materno infantil, que aproxima a atenção primária em saúde da atenção especializada”, ressaltou.

Para a coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, esta é uma oportunidade para integração de todas as maternidades para reduzir a mortalidade materna e aprimorar o atendimento nas maternidades, por meio de experiências exitosas. “É uma ação que integra todas as maternidades do estado na tentativa de mostrar experiências em relação ao parto e ao nascimento e ao cuidado ao bebê, em condições especiais”, reforça.

A Paraíba conta com 20 maternidades e um hospital pediátrico, que fazem parte da Rede Cuidar. Deste quantitativo, apenas três não são de gestão estadual e possuem gestão municipal: Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea (Campina Grande), Maternidade Cândida Vargas (João Pessoa) e Maternidade de Esperança.  A Rede funciona em tempo integral durante todo o ano e tem como um de seus principais objetivos a busca ativa de crianças com cardiopatias que, ao serem diagnosticadas com problemas, passam a receber tratamento especializado, inclusive com acesso a procedimento cirúrgico, quando necessário.