Notícias

Qualifica Juventudes: Sejel inicia cursos de qualificação profissional e estímulo à inclusão produtiva

publicado: 02/11/2022 14h06, última modificação: 02/11/2022 14h06
WhatsApp Image 2022-11-02 at 12.48.56.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria Executiva de Juventude, dará início às aulas dos cursos do programa Qualifica Juventudes, nesta quinta-feira (03), no município de Barra de São Miguel e na próxima semana nas cidades de Riachão, Cajazeirinhas, Remígio, Tavares, Baraúnas, Sossego, Patos, Catingueira, Coxixola, Imaculada e Dona Inês. 

O programa é financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae). Cerca de 70 municípios de todas as regiões da Paraíba serão beneficiados pelo programa, os quais foram selecionados de acordo com os critérios elencados pela equipe técnica da Sejel, tais como: participação ativa no Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude (Forjuve), participação nas ações e projetos da Secretaria, ter participado das audiências regionais do Agosto das Juventudes 2021, possuir indicadores de vulnerabilidade social, além de estar inserido no semiárido e apresentar indícios de trabalho análogo à escravidão. 

A secretária executiva de Juventude, Madu Ayá, destacou que os jovens da Paraíba terão, agora, mais qualificação com a realização dos cursos. "Este programa é uma conquista da juventude nos municípios, que teve início na atual gestão estadual por meio da pasta comandada por Rafaela Camaraense e agora, temos a felicidade de dar andamento. Um programa que sem dúvida trará qualificação profissional e oportunidades para um futuro melhor e mais digno para toda nossa juventude, no campo e na cidade", disse a gestora.

Qualifica Juventude - O programa tem o objetivo de promover a qualificação profissional de 4 mil pessoas e estimular a inclusão produtiva dos jovens. Na ação serão injetados recursos na ordem de R$ 800 mil, provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep). 

O programa Qualifica Juventudes foi criado em parceria com os municípios integrantes do Forjuve e os cursos são realizados de acordo com as potencialidades de cada região, conforme escuta feita com jovens e gestores municipais nas audiências promovidas pela Sejel em 2021. Os cursos serão direcionados para os potenciais produtivos das regiões, a exemplo do turismo, gastronomia, marketing digital, gestão financeira, indústria, artesanato, agricultura, tecnologia, comércio, empreendedorismo, pesca, criação de animais, apicultura, construção civil, jardinagem, estratégia de vendas, piscicultura, agroecologia, robótica, corte e costura.

Cada curso compreende uma carga horária estimada de até 48 horas, sendo realizados de maneira semipresencial e presencial, com turmas de até 20 alunos, disponibilizando vagas para três cursos por município.