Notícias
Projeto Tecendo Redes capacita policiais militares e civis em Esperança
O projeto Tecendo Redes, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, capacitou no município de Esperança os profissionais das guarnições do 15° Batalhão da Polícia Militar e 12ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, Creas Regionais e Municipais de 19 municípios da região da Borborema. A qualificação é na área jurídica e especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.
O projeto é em parceria com a Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública, Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público da Paraíba e Coordenação de Delegacias Especializadas de Mulheres (CoorDeam). Em Esperança, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação do Movimento de Mulheres do Pólo da Borborema, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, a juíza de Esperança, Adriana Lins, a delegada da Mulher, Maria Sileide de Azevedo, o delegado geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto, o coronel da PM, Cunha Rolim, o capitão do Ciop, Flávio Jose Souza e a coordenadora do Serviço de Violência Sexual do Instituto Elpídio Almeida (Isea), Emília Sampaio.
“O Tecendo Redes é um esforço concentrado dos órgãos envolvidos em qualificar o atendimento de profissionais de segurança e justiça às mulheres em situação de violência doméstica e sexual. A atuação da Secretaria de Segurança Pública, Coordenação das Delegacias de Mulheres, do Tribunal de Justiça e da promotoria é fundamental nessa iniciativa neste momento em que nos deparamos com uma onda de retrocessos políticos”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.
Segundo a coordenadora das Delegacias Especializadas de Mulheres, a delegada Maísa Félix, a capacitação pretende sensibilizar profissionais que atuam nos serviços de atendimento à população, como assistentes sociais, psicólogas, assessores jurídicos, que atuam nos Cras e Creas, Conselhos Tutelares, agentes de saúde, coordenadores de escolas, Secretarias de Saúde e Educação, lideranças comunitárias, sindicatos, e equipes de Fóruns da Justiça e Ministério Público.
O Tecendo Redes funciona a partir de solicitação de órgãos de políticas públicas para mulheres, prefeituras e sociedade civil. Ainda este mês segue com capacitações para Sumé e cidades da região de Catolé do Rocha. Para solicitar a capacitação entrar em contato pelo e-mail: secretaria.semdh@gmail.com