Notícias

Projeto Tecendo Redes capacita policiais militares e civis em Esperança

publicado: 24/07/2019 17h35, última modificação: 26/07/2019 10h02
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
SEMDH Projeto tecendo redes no interior (1)a.jpg
SEMDH Projeto tecendo redes no interior (2)b.jpg
SEMDH Projeto tecendo redes no interior (3)c.jpg
SEMDH Projeto tecendo redes no interior (4)d.jpg
SEMDH Projeto tecendo redes no interior (5)e.jpg

O projeto Tecendo Redes, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, capacitou no município de Esperança os profissionais das guarnições do 15° Batalhão da Polícia Militar e 12ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, Creas Regionais e Municipais de 19 municípios da região da Borborema. A qualificação é na área jurídica e especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. 

O projeto é em parceria com a Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública, Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público da Paraíba e Coordenação de Delegacias Especializadas de Mulheres (CoorDeam). Em Esperança, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação do Movimento de Mulheres do Pólo da Borborema, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, a juíza de Esperança, Adriana Lins, a delegada da Mulher, Maria Sileide de Azevedo, o delegado geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto, o coronel da PM, Cunha Rolim, o capitão do Ciop, Flávio Jose Souza e a coordenadora do Serviço de Violência Sexual do Instituto Elpídio Almeida (Isea), Emília Sampaio. 

“O Tecendo Redes é um esforço concentrado dos órgãos envolvidos em  qualificar o atendimento de profissionais de segurança e justiça às mulheres em situação de violência doméstica e sexual. A atuação da Secretaria de Segurança Pública, Coordenação das Delegacias de Mulheres, do Tribunal de Justiça e da promotoria é fundamental nessa iniciativa neste momento em que nos deparamos com uma onda de retrocessos políticos”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. 

Segundo a coordenadora das Delegacias Especializadas de Mulheres, a delegada Maísa Félix, a capacitação pretende sensibilizar profissionais que atuam nos serviços de atendimento à população, como assistentes sociais, psicólogas, assessores jurídicos, que atuam nos Cras e Creas, Conselhos Tutelares, agentes de saúde, coordenadores de escolas, Secretarias de Saúde e Educação, lideranças comunitárias, sindicatos, e equipes de Fóruns da Justiça e Ministério Público. 

O Tecendo Redes funciona a partir de solicitação de órgãos de políticas públicas para mulheres, prefeituras e sociedade civil. Ainda este mês segue com capacitações para Sumé e cidades da região de Catolé do Rocha. Para solicitar a capacitação entrar em contato pelo e-mail: secretaria.semdh@gmail.com