Notícias
Projeto Praia Limpa inicia atividades com capacitação e ações serão realizadas até fevereiro
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) abriu, na tarde desta quinta-feira (7), em João Pessoa, a nova edição do projeto Praia Limpa, que conta com a participação de diversos parceiros. O projeto teve início com uma capacitação para profissionais e gestores dos municípios que irão atuar em conjunto nas ações. O objetivo é promover a educação ambiental nas praias paraibanas com o intuito de diminuir o impacto dos resíduos sólidos (aquilo que pode ser reciclado) no ecossistema.
Durante o curso, os participantes receberam instruções sobre aspectos ambientais do litoral paraibano, bem como as ocorrências da fauna marinha no ambiente costeiro. O curso também pontuou os regramentos das unidades de conservação marinhas, referentes ao Parque Estadual de Areia Vermelha (Pemav) e à Área de Proteção Ambiental Naufrágio Queimado. Os participantes também aprenderam sobre as leis ambientais aplicáveis a essas áreas.
Estiveram presentes no evento representantes de diversos municípios, associações não governamentais e profissionais da área ambiental, além da Capitania dos Portos, informando sobre os regramentos para as marinas e a Operação Verão, que irá iniciar neste mês de dezembro. Durante a palestra, foi mencionada a importância da Sudema na realização da capacitação para os profissionais.
“Esse espaço que a Sudema está proporcionando é importante para os profissionais que vão atuar nos municípios, reforçando a importância do Praia Limpa na conscientização para os turistas e banhistas”, complementou a representante do Instituto de Pesquisa e Ação (InPact), Karina Massei.
Na ocasião, os convidados puderam assistir à apresentação dos kits de fardamento e de divulgação que serão repassados posteriormente. Além disso, os presentes foram informados de que, durante as ações, as equipes dos municípios contarão com o apoio de órgãos como Cagepa, Procon Estadual e Polícia Militar Ambiental, por meio do reforço de duas vans de educação ambiental em cada município.
“A capacitação é um dos momentos mais importantes do Praia Limpa. Através dessa ação, será possível repassar os pontos abordados para a população, nas aldeias e, principalmente, aos turistas que visitarem a cidade”, disse o secretário de Saúde do município de Baía da Traição, Marcelo Ferreira.
As ações do projeto serão realizadas até o mês de fevereiro em toda a costa paraibana. Confira a programação:
Programação Praia Limpa 2023
16/12 - Cabedelo
06/01 - Conde
13/01 - João Pessoa/Baía da Traição
20/01 - Marcação
27/01 - Lucena
03/02 - Pitimbu/Mataraca