Notícias

Projeto Interatos tem oficinas, espetáculos e comemoração do Dia do Palhaço

publicado: 04/12/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 15h54

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) dá continuidade à edição de dezembro do projeto “Interatos – mostra e formação permanente de teatro, dança e circo” com atividades na capital paraibana e em Cajazeiras. Na próxima segunda-feira (10), será comemorado o Dia do Palhaço, em evento que acontece das 15h às 22h, no Montagem Circus, instalado no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa. O homenageado é Djalma Buranhêm (Palhaço Pirulito) e o acesso é gratuito.

A primeira atividade do Dia do Palhaço é uma roda de diálogo intitulada “CirConversando: O Risco do Riso”, que tem como convidados Nyka Barros, Djalma Buranhêm e Wagner Júnior. A mediação fica por conta de Kleber Marone. Em seguida, às 16h30, começa o preparativo para o Cortejo de Palhaços, previsto para as 17h, na Ilha do Bispo, a concentração será no próprio circo às 16h30. Já às 19h30 será apresentada a Muvuca Circense e o evento finaliza com o Casamento do Palhaço, às 21h.

Na área de dança, o Interatos de dezembro traz oficina de dança de salão contemporânea – condução mútua ministrada por Samuel Samways e Débroa Pazetto (MG) nos dias 15 e 16 de dezembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail dancafunesc@gmail.com. A programação inclui uma apresentação no dia 15, às 20h, como atração do Bailaço do Mês. O acesso é gratuito.

Já a programação de teatro do Interatos de dezembro inclui a oficina “O ator e o movimento”, ministrada por Cely Farias nos dias 16 e 17. No dia 19, será apresentado o espetáculo “As Malditas”, com o Grupo de Arte Tramática de Cajazeiras. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras.

Parcerias e patrocínio – A Companhia Paraibana de Gás (PBGás), junto com a Brastex e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba são parceiras na realização do projeto Interatos, colocando a cidade de João Pessoa no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. Desde o ano passado, foi assinado contrato de patrocínio entre a PBGás e a Funesc para a realização do projeto Interatos, que promove atividades permanentes entre os meses de março a dezembro, com espetáculos cênicos do Brasil e da Paraíba.

Dentro do projeto Interatos serão desenvolvidos, ao longo do ano, atividades de formação e espetáculos de teatro, circo e dança com patrocínio da PBGás, Bradesco e Ministério da Cultura. O evento conta, ainda, com apoio da Rádio Tabajara, Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.