Notícias

Projeto do Complexo Clementino Fraga oferece orientação nutricional pós-alta

publicado: 15/08/2024 11h41, última modificação: 15/08/2024 11h41

A rotina alimentar tem papel fundamental no processo de recuperação dos pacientes, seja no ambiente hospitalar ou nos cuidados em casa, depois da alta médica. Por isso, no Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, unidade do Governo do Estado, ela é utilizada como instrumento de restabelecimento, reforçando a resistência do organismo contra as infecções. O projeto ‘Fortalecendo o Cuidado’ orienta os cuidadores dos pacientes sobre a importância da alimentação correta para a recuperação deles.

A gerente de Nutrição do Complexo, Marta Moura, explicou que o estado nutricional e a importância da alimentação correta dos pacientes devem ser abordados durante todo o período de internação, não só no momento da alta. “Além de entregarmos as refeições sempre balanceadas e preparadas de acordo com a necessidade de cada paciente, nós explicamos o porquê daquela alimentação e a importância dele consumir. Mas, além disso, sentimos a necessidade de passar mais informações, por isso criamos o ‘Fortalecendo o Cuidado’”, explicou.

Semanalmente, os cuidadores dos pacientes internados são convidados para participarem de um momento onde as nutricionistas explicam a importância de continuar com a alimentação correta quando retornarem para casa. O momento é uma conversa, onde é abordada tanto a higienização dos alimentos quanto a importância nutricional de cada refeição para fortalecer o organismo.

Maria José Silva, que acompanha um dos pacientes, conta que aprendeu algumas coisas que não sabia e que farão a diferença. “Não sabia que até o jeito de lavar as verduras iria mudar alguma coisa. Mas agora que sei que o jeito que a gente prepara a comida em casa vai ajudar na recuperação, vou fazer sim”, disse.

A conversa com os acompanhantes ocorre de maneira que as pessoas possam compreender as informações. De acordo com Marta Moura, a equipe evita utilizar termos técnicos. “Falamos de uma forma que todos entendam, para que realmente essas informações se tornem uma prática na casa dessas pessoas”. Segundo ela, a melhoria dos hábitos alimentares poderá ajudar muito não só na recuperação, mas também evitando uma nova hospitalização desse paciente.