Notícias

Projeto ‘Primeiro Click’ fotografa mais de mil recém-nascidos no Hospital Geral de Mamanguape neste ano

publicado: 28/11/2018 23h00, última modificação: 08/05/2019 16h31
1 | 2
2 | 2
Supervisora-Assistencial-Amanda-Priscilla-entregando-a-foto-do-recem-nascido.jpg
Patricia-Pereira-com-seu-recem-nascido..jpg

Neste ano, mais de mil recém-nascidos da maternidade do Hospital Geral de Mamanguape foram beneficiados pelo projeto ‘Primeiro Click’. A iniciativa consiste em registrar os primeiros momentos dos pequenos e presentear os familiares com a fotografia do mais novo integrante da família. O projeto está sendo realizado na unidade hospitalar desde 2015 e faz parte da política de humanização desenvolvida na instituição de saúde.

A supervisora assistencial do hospital, Amanda Priscilla, responsável pelo projeto, falou sobre a importância da ação para quem é beneficiado pela atividade. “O projeto tem como meta a humanização hospitalar, por isso o nosso cuidado de tornar o dia único aos envolvidos. Certa vez entrei para entregar os clicks para as mamães e percebi os olhos cheio de lágrimas em uma delas. Fui até ela e perguntei o motivo. Ela relatou que tinha cinco filhos, e este seria o primeiro com uma foto de recordação enquanto bebê. Já em outra ocasião, numa visita domiciliar para coleta de leite materno para doação, percebi no quarto da criança a foto entregue pelo projeto Primeiro Click, cuidadosamente exposta ao lado do berço. A mãe comentou que sempre vai olhar com carinho para aquela imagem, lembrando daquele dia tão marcante na vida dela” explicou.

Já a assistente social do complexo hospitalar, Karla Xavier, que acompanha a entrega das fotografias aos pais, ressaltou que a emoção do momento não fica só restrito aos parentes do recém-nascido, mas também contagia a todos os envolvidos. “É uma ação simples, mas de grande carga emotiva. São corriqueiras as situações onde as mães choram de alegria ao receber em mãos a foto do rostinho de seu pequenino. Nós como profissionais nos emocionamos também ao ver a felicidade e o carinho que os assistidos abraçam a iniciativa”, comentou.

A mamãe Patrícia Pereira, 30 anos, moradora da cidade de Rio Tinto, uma das beneficiadas pelo projeto, explicou a sensação de ver o primeiro momento de vida do filho. “Muito lindo ver esse momento único do meu Pedro Arthur. Fiquei animada quando soube que tinha essa atividade aqui no hospital. Estava ansiosa para ganhar minha foto. Estou emocionada pelo lindo presente e de recebê-lo com o meu filho nos braços. Parabéns a unidade de saúde por esse lindo projeto”, agradeceu. 

Maternidade do HGM- Referência em partos de baixo risco, a Maternidade atende os onze municípios da região do Vale do Mamanguape. Sua estrutura faz parte do Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado da Paraíba, no ano de 2014. Na unidade, as mães e bebês também dispõem de serviços como o Curso para Gestantes, SPA Gestacional, Mamãe Beleza e Musicoterapia, visando tornar a experiência da maternidade um momento especial.