Notícias
Programa Opera Paraíba realiza mais de 770 cirurgias em dez cidades no fim de semana
O programa Opera Paraíba realizou, nesse fim de semana, cirurgias eletivas em dez cidade de todas as regiões do estado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos paraibanos. Foram 773 procedimentos, sendo 72 na especialidade de cirurgia geral, 39 ginecológicas, 12 ortopédicas, cinco de cabeça e pescoço, 500 oftalmológicas, 86 de otorrino, nove urológicas, 15 pediátricas e 35 vascular. As cidades contempladas foram João Pessoa, Guarabira, Solânea, Campina Grande, Taperoá, Monteiro, Patos, Santa Luzia, Catolé do Rocha e Pombal.
A interiorização do serviço e facilitação do acesso da população às cirurgias eletivas é um dos objetivos do programa, criado pelo Governo do Estado em 2019. De lá para cá, já são mais de 100 mil procedimentos realizados.
O lavador de carros Wylkon Fernandes, de 21 anos, estava ansioso pela realização da cirurgia para a retirada das amígdalas. Ele foi beneficiado no Hospital Regional de Catolé do Rocha. “Faz mais de um ano que eu tenho esse problema, e como trabalho com água e produto químico, sempre tinha crise aí procurei a cirurgia. Agora, aposto que vou ficar bom desse problema”, contou.
O paciente José Neurivaldo, da cidade de Santa Luzia, passou por cirurgia de catarata no Hospital Regional de Patos, e destaca a importância do programa para a região. “É um programa de excelente qualidade que vem atendendo uma demanda muito grande na nossa Paraíba, principalmente na região de Patos, que pega o vale do Sabugi inteiro. É sensacional, só sabe quem precisa e participa”, comentou.
O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, destaca que o Opera Paraíba diminuiu consideravelmente o tempo de espera pelas cirurgias eletivas através da expansão do programa e aumento no número de procedimentos oferecidos. “O Opera Paraíba transformou a saúde do estado, por meio de uma logística para aumentar a oferta de procedimentos, a partir da interiorização dos serviços de saúde. Este ano, estamos intensificando os procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias ortopédicas, urológicas e bariátricas, e temos como foco também a implantação das cirurgias oncológicas, neurológicas, e cardíacas”, detalhou.
Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.