Notícias

Programa Gira Mundo Professores abre inscrições para 104 vagas em três países

publicado: 30/04/2019 16h02, última modificação: 01/05/2019 13h04
Gira Mundo

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), publicou nesta terça-feira (30) cinco editais do Programa Gira Mundo Professores. Os editais somam 104 vagas para professores efetivos da Rede Estadual de Ensino para formações na Finlândia, Israel e Espanha. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira e podem ser realizadas pelo portal do Governo até o dia 31 de maio. Os editais estão disponíveis no endereço https://portaldacidadania.pb.gov.br/ConcursoSelecao/Governo/Concurso/ListaConcurso

As vagas são divididas entre quatro instituições parceiras, sendo, respectivamente, 30 bolsas para Häme University of Applied Sciences (HAMK) e 30 bolsas para Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK), na Finlândia, 15 bolsas para o Kibbutz Lotan, em Israel, 15 bolsas para o Kibbutz Ketura e 14 para a Mondragon Unibertsitatea, na Espanha. Entre as vagas para as universidades finlandesas (HAMK e TAMK), 20 delas estão disponíveis em um edital voltado para professores que já participaram do Programa para realizarem o curso de formação de formadores na Finlândia por um mês.

A formação na Espanha, novidade do Programa, terá duração de dois meses, nos quais os professores selecionados irão desenvolver atividades de formação com ênfase no modelo educativo cooperativo, educação integral e inclusiva e contextos cooperativos de formação. Os participantes receberão bolsa auxílio, instalação em uma residência universitária e seguro saúde pelo período da formação.

Já os consolidados programas de formação desenvolvidos na Finlândia e em Israel seguem com o formato anterior, no entanto, aproximando-se cada vez mais das demandas da Educação Básica da Paraíba. A formação na Universidade de HAMK, na Finlândia, tem a duração de dois meses, enquanto a de Israel, e em TAMK, Finlândia, a duração é de um mês.

Quem pode participar - Poderão concorrer às vagas destinadas ao Programa Gira Mundo Professor os candidatos que possuam vínculo efetivo com a Rede Estadual de Educação Básica; estejam lotados na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) e não estarem afastados de suas atividades laborais; estejam no efetivo exercício da função docente e em sala de aula, em qualquer etapa e modalidade de ensino, em cargo de comissão, coordenação, gestão escolar ou na própria SEECT; e os que não possuírem qualquer ilícito, penalidade ou afins junto à SEECT. Professores que já participaram só podem concorrer nas vagas do edital de formação para formadores.

Para concorrer às vagas para a Finlândia o professor deverá apresentar proficiência em Língua Inglesa A2; para a Espanha proficiência em Língua Espanhola B1. Em Israel será disponibilizado tradutor. Para quem não tem a proficiência a Secretaria irá realizar em data a ser divulgada.

Inscrições - Para se inscrever, o professor deverá cadastrar endereço de e-mail válido, para contato com a Fapesq e a coordenação do Programa, e anexar os seguintes documentos em pdf no formulário de inscrição disponível no portal: Documento Pessoal (RG e CPF); Documento de comprovação de vínculo efetivo com a Rede Estadual de Ensino; Proposta de um Projeto de Desenvolvimento em até 1.500 palavras, sem qualquer identificação do autor da proposta no corpo do projeto ou no nome do arquivo anexado; Certificado ou resultado validado de teste de proficiência em Língua Espanhola e Inglesa, caso o professor já o tenha, sendo aceitos certificados do nível B1 e A2, respectivamente.

Os projetos devem ser desenvolvidos dentro dos eixos temáticos definidos em cada edital. Para Espanha as atividades de formação se concentram na área de educação cooperativa, com ênfase no modelo educativo cooperativo, educação integral e inclusiva e contextos cooperativos de formação; para Finlândia, para HAMK, Educação Básica, Ferramentas Digitais na Educação, Educação Profissional (VET), Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (ABP) e Salas Temáticas; e para TAMK atividades educacionais relacionadas às áreas de Empreendedorismo, Competências do Século XXI, Inovação e Gestão Escolar (exclusivo para gestores),

O resultado final será publicado no dia 8 de agosto de 2019 no site da Fapesq, http://www.fapesq.rpp.br, no portal do Governo http://paraiba.pb.gov.br/educacao/ e no Diário Oficial do Estado (DOE).

Gira Mundo Professor - O Programa Gira Mundo Professores é uma ação do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), desenvolvido com o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica no Estado mediante a formação de professores e gestores da Rede Estadual de Ensino em instituições de ensino superior internacionais com excelência reconhecida em diferentes áreas do conhecimento.

De 2016 a 2018 o Programa Gira Mundo Professor promoveu a formação internacional de 171 professores, 151 para Finlândia e 20 para Israel.