Programa Espaço Cultural tem entrevista com Fernando Macieira

publicado: 26/01/2022 11h00, última modificação: 26/01/2022 11h00
fernando macieira4.jpg

O programa Espaço Cultural desta quinta-feira (27) tem uma playlist voltada para lançamentos de singles deste mês de janeiro e também uma entrevista com o sambista Fernando Macieira. Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o conteúdo vai das 22h à meia-noite na Rádio Tabajara (105,5 FM).

A lista de novos singles conta com composições de Arth MC, Dryt & Kaysh, Elon, Júnior Cordeiro, Sofia Gayoso e Yuri Gonzaga. O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/  e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.Com samba e pagode, Fernando Macieira abre espaço na cena musical paraibana

Fernando Macieira – O entrevistado desta edição do programa Espaço Cultural será o sambista mineiro Fernando Macieira, radicado na Paraíba há dois anos. O cantor e compositor vai falar sobre seu trabalho mais recente e planos para 2022 (inclusive o show no tradicional Baile Vermelho & Branco, em João Pessoa).

Aos 13 anos, o mineiro de Belo Horizonte Fernando Macieira compreendeu que era pelo samba que seu coração batia mais forte. A descoberta aconteceu principalmente por apoio dos padrinhos, que foram os responsáveis por presentearem o afilhado com seu primeiro instrumento musical: um pandeiro. No processo de estudar e tocar o instrumento, Fernando descobriu que amava música e, com o passar dos anos, se identificou com o cavaquinho.

Em busca de aprofundar seus estudos na música, procurou os conselhos de Geraldinho Alvarenga - professor, produtor musical e integrante do grupo de chorinho Sarau Brasileiro. Foi Geraldinho que o incentivou a gravar sua primeira música autoral, “Apelo ao Pai de Santo”, que aborda a imigração nos Estados Unidos.

Em 2009, Fernando escolheu essa música para se inscrever no quadro “Garagem do Faustão”, no antigo programa da Rede Globo. O clipe, ainda que feito de maneira amadora, chamou atenção da produção do dominical e foi exibido, ao vivo, durante o programa. O músico também foi convidado para participar da versão web do quadro. No final do mesmo ano, contou novamente com a parceria do músico Geraldinho Alvarenga para gravar mais seis canções inéditas, todas de sua autoria.

As experiências foram moldando Fernando. Com o passar dos anos, adquiriu maturidade musical e alcançou novos horizontes, como ao tocar em várias bandas do projeto Samba da Quadra, em Minas, e gravar um videoclipe com a participação de Thiago Delegado, um dos grandes músicos da cena do samba mineiro.

Em 2018, o sonho que nasceu na adolescência culminou no lançamento do seu primeiro álbum “Segredos de Amar”, produzido por Felipe Fantoni e Márcio Brant. Fernando define sua música como um samba contemporâneo, no qual gosta de explorar novas sonoridades em seus trabalhos.

“Em meus shows, procuro fazer misturas, trazendo desde clássicos do segmento até regravações de outros estilos no formato de samba. Procuro fazer um repertório em que consiga me comunicar com todas as gerações”, afirma o cantor, que se inspira em grandes nomes da música brasileira, como Alexandre Pires, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Zé Katimba e Arlindo Cruz.

Há dois anos, deixou Belo Horizonte e mudou-se para João Pessoa por motivos profissionais e agora, com o retorno gradual dos shows, está animado com o futuro de sua música na capital paraibana. “Venho em um longo processo de preparação e me encontro na minha melhor fase como artista para assumir esses novos desafios”, comenta. Para compor, Fernando Macieira não gosta da obrigação comercial de "música em escala". Para ele, a arte se deixa fluir. "Gosto de deixar a inspiração vir. Não gosto de forçar a situação. Quando a inspiração vem, costumo abordar sobre as coisas mais recentes que aconteceram na minha vida ou ao meu redor", explica.