Notícias

Programa De Repente na Rede faz homenagem ao poeta Sebastião da Silva

publicado: 14/09/2020 08h40, última modificação: 14/09/2020 08h42
1 | 1
Sebastião-da-Silva_3.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (16), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que na próxima edição faz uma homenagem ao poeta Sebastião da Silva.

Desde julho de 2015, a Funesc realizava o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

Devido à pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e o projeto teve que ser temporariamente suspenso. Para suprir parcialmente essa ausência, foi criado o ‘De Repente na Rede’. Em seu novo formato, Iponax Vila Nova cita um poeta repentista a cada semana.

Sebastião da Silva -  Nasceu em Pilõezinhos (PB), em 1945. Iniciou no repente no final dos anos 1950. Começou a cantar com os seus primeiros mestres, os poetas Oscar Bento de Freitas, José Júlio do Nascimento, José Xavier e José Crispim. Passou 31 anos trabalhando em dupla com o poeta Moacir Laurentino, homenageado na edição da semana passada do De Repente na Rede, com quem tem vários trabalhos gravados. Conseguiu mais de 200 primeiros lugares em festivais por todo o Brasil. Atualmente reside no município de Caicó (RN).

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

 

Serviço

De Repente na Rede  

quarta-feira, 16/09, 19h

Homenageado: Sebastião da Silva

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc youtube.com/funescpbgov