Programa Cidade Madura ganha destaque em evento da Universidade de Pernambuco

WhatsApp Image 2023-09-28 at 17.18.57 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-09-28 at 17.18.57 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-09-28 at 17.18.57.jpeg

A experiência exitosa e pioneira da Paraíba com o programa Cidade Madura ganhou destaque na VIII Jornada Nordeste de Serviço Social na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco/Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), em Recife (PE). Os debates do evento este ano tiveram como tema central: Estado, Participação e Democracia.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) foi representada pela gerente operacional do Programa Cidade Madura, Adjane de Medeiros Rocha, e a técnica de referência Magda Danielle, que apresentou o artigo intitulado ‘Programa Habitacional Cidade Madura: uma experiência inovadora no Estado da Paraíba’, o qual discute o processo de envelhecimento e a experiência do programa do Governo da Paraíba como política pública para a pessoa idosa.

Para Magda Danielle, a Jornada deu visibilidade ao programa e à Paraíba, como modelo de política pública à pessoa idosa, “ao mesmo tempo em que oportunizou a contribuição ao debate em diversas temáticas (envelhecimento, questão social, segurança alimentar, dentre outros), extremamente necessários à nossa prática profissional e à eficiência na execução do programa”.

“O artigo reflete o compromisso com a política da pessoa idosa e o pioneirismo em proporcionar moradia digna e qualidade de vida às pessoas idosas. Desta forma, ter este trabalho aprovado na Jornada em questão põe a Paraíba em pauta na discussão da temática, sendo modelo precursor e referência para outros estados”, ressaltou.

A professora e coordenadora da Jornada, Elizabeth Alcoforado, comentou a importância da retomada do evento em formato presencial após pandemia, adiantando que o tema Estado, Participação e Democracia dá oportunidade para estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil conhecerem e apresentarem diversos artigos nos dez grupos de trabalhos que abordam temáticas diferentes. Em relação ao artigo do Programa Habitacional Cidade Madura, ela adiantou que será publicado nos anais da Jornada e que esses trabalhos se tornam inspiração para dissertações finais.

O Cidade Madura é um programa habitacional do Governo da Paraíba voltado para pessoas idosas, que objetiva oferecer uma moradia mais digna a essa população. Além de uma estrutura com espaço de convivência, é ofertado aos moradores assistência básica à saúde no local e acompanhamento social.

Os Residenciais são compostos por 40 unidades habitacionais e atualmente estão em funcionamento em sete cidades: de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Patos, Monteiro. Em construção Bayeux – previsão de entrega no próximo mês; Mamanguape com obras iniciadas e previsão de entrega no primeiro semestre de 2024 e Catolé do Rocha em construção. Com licitação prevista para outubro, na cidade de Conceição, o primeiro de caráter regionalizado e com 64 habitações.

Ainda nesta quinta-feira (28), a convite do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Olinda, a equipe técnica do Programa Habitacional Cidade Madura, juntamente com a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emilia Correia Lima, apresentou a experiência exitosa da Paraíba com o Programa Cidade Madura, no processo de elaboração do I Plano Municipal de Políticas Públicas da cidade de Olinda para um público composto por pessoas idosas que interagiram e tornaram a discussão rica em troca de experiências.