Notícias
Programa Cidadão amplia atendimento à população no posto do Espaço Cultural
O posto fixo do Programa Cidadão, localizado no Espaço Cultural, em João Pessoa, ampliou o atendimento para emissão gratuita de documentos, a partir dessa segunda-feira (18). As atividades funcionavam somente no turno da manhã, das 8h às 13h, mas agora a população também conta com os serviços no turno da tarde, das 13h30 às 17h30. A estimativa é que sejam feitos 300 atendimentos diariamente nos dois turnos, entre emissão de RG e carteira de trabalho digital, CPF, fotos 3x4 e antecedente criminal.
A fim de ampliar e suprir as demandas no atendimento da documentação básica para a população, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) firmou uma parceria com a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), por meio do Programa Primeira Chance, contemplando estudantes que foram selecionados para trabalhar durante um ano no Programa Cidadão.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, acompanhou de perto a procura dos usuários pelo serviço nessa segunda-feira e explicou que essa ampliação decorre do compromisso e entendimento do Governo do Estado de que o acesso à documentação básica é um direito, e um serviço essencial prestado à população. “Na pandemia tivemos que suspender os atendimentos por 6 meses, por uma questão de cuidado, daí quando voltamos vimos que existia a necessidade de ampliar o horário de funcionamento, e hoje estamos dando mais um passo para garantir ainda mais tranquilidade e agilidade nos serviços”, afirmou.
Ele também pontuou que essa ampliação será um grande ganho para a população. “O atendimento nos dois expedientes vai beneficiar e dar acesso àquele público que não tem tempo. E um outro ponto relevante foi essa parceria que construímos com a Secretaria de Educação, oportunizando aos estudantes do Programa Primeira Chance terem o primeiro contato com o mundo do trabalho. Acredito que a gente junta duas ações importantes, a ampliação do Programa e a inclusão desses estudantes, é muito gratificante ”, ressaltou o secretário.
Natasha Nascimento dos Santos, a jovem selecionada pelo Programa Primeira Chance, passou por uma capacitação durante 15 dias e hoje está vivenciando o trabalho com o público. “Estou feliz, é um sentimento muito bom e de segurança poder estar aqui por um ano e tendo a oportunidade de ganhar experiência no mercado de trabalho. Para mim, é um momento importante que o Programa me proporcionou em abrir as portas de trabalho”, afirmou Natasha.
“É importante para o cidadão ter o funcionamento nos dois turnos. Eu mesmo tenho uma rotina de estudo bastante intensa, tirei um tempo para resolver essa retirada do documento, nisso perco muito tempo e com essa extensão de horário facilitou, foi um ponto positivo”, disse a estudante Suenia Maria Barbosa.
Leonardo Barbosa, que trabalha no período da manhã, comentou ter sido fundamental essa expansão do turno. “Eu tirei a segunda via do RG e escolhi vir à tarde devido o meu tempo corrido. Esse novo horário ofertado para a população vai ajudar muito a quem necessita desses serviços”, enfatizou.