Notícias

Professores da Rede Estadual são selecionados para curso nacional sobre ensino da física moderna

publicado: 20/12/2018 23h00, última modificação: 16/05/2019 15h03

Os professores de física Lenildo Morais dos Santos e Nelson Suassuna Sobrinho estão entre os 20 docentes selecionados nacionalmente para participarem da primeira edição do curso ‘Física moderna nas salas de aula’, da Escola Síncotron. Voltado para professores do Ensino Médio, o curso tem parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e vai acontecer de 14 a 18 de janeiro de 2019 no Laboratório Nacional de Luz Síncotron (LNLS) na cidade de Campinas, em São Paulo.

Lenildo Morais é professor da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Felizardo Teotonio Dantas, em Santana dos Garrotes, e da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, em Piancó. Já Nelson Suassuna leciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro, em Riacho dos Cavalos.

Os professores são alunos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus Campina Grande. Após o curso, eles têm o intuito de repassar a experiência para os professores de Física da região em que eles lecionam. “Tenho agora um grande compromisso e a responsabilidade de transmitir o conhecimento adquirido sobre o método de aplicação da física moderna em sala de aula para os meus colegas”, disse o professor Nelson.

“Fiquei muito feliz por ter sido selecionado para um evento de amplitude nacional. Além de aprofundar meus conhecimentos, espero divulgar o que será passado na escola de Síncotron para outros professores do estado. Essa é minha meta”, falou Lenildo Morais.

Curso – Nesse curso os professores irão conhecer as instalações do Centro Nacional de Pesquisas de Energias e Materiais (CNPEM) e seus quatro grandes laboratórios: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Etanol (CTBE) e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Com duração de cinco dias, o curso será ministrado por pesquisadores do CNPEM, que terão como objetivo mostrar os conceitos envolvidos e as aplicações nos diversos laboratórios. A escola terá aulas expositivas, demonstrações computacionais e experimentais, visitas à fonte de luz síncrotron e laboratórios associados, além de discussões com os cientistas.

LNLS- O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é uma instituição de pesquisa em física, biologia estrutural e nanotecnologia desenvolvendo projetos nas áreas de Física, Química, Engenharia, Meio Ambiente e Ciências da Vida. O laboratório é responsável pela operação da única fonte de luz Síncrotron da América Latina. Com instalações abertas, o LNLS oferece uma infraestrutura extremamente sofisticada para pesquisadores acadêmicos e industriais, brasileiros e estrangeiros.