Notícias

Procase entrega equipamentos a comunidades rurais do Médio-Sertão do Estado

publicado: 20/03/2018 00h00, última modificação: 23/05/2019 11h48
1 | 3
2 | 3
3 | 3
20.03.18-procase_entrega_equipamentos_comunidades-7_1.jpg
20.03.18-procase_entrega_equipamentos_comunidades-5_1.jpg
20.03.18-procase_entrega_equipamentos_comunidades-6_1.jpg

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido(Seafds), por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), apoia empreendimentos produtivos nos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão. Esses projetos incluem ações nas áreas de ovinocaprinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas à economia rural local, onde o Procase atua no fortalecimento de cadeias produtivas já existentes ou que apresentem fortes indicadores de consolidação e crescimento. Nesta semana, quatro desses projetos produtivos localizados no Médio-Sertão do Estado receberam equipamentos para potencializar seus empreendimentos.

A Associação dos Produtores Rurais do Distrito de Bom Jesus, no município de Junco do Seridó, recebeu do Procase um triturador, que objetiva fortalecer a cadeia produtiva da caprinocultura na região. Além desse equipamento, a comunidade também está sendo contemplada com a implantação de um campo de produção de forragem e aquisição de matrizes e reprodutores caprinos. Junto à Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Comunidade Ponta da Serra do Brandão, também no município de Junco do Seridó, o Procase realizou a entrega de um triturador, e a comunidade, além de receber animais para potencializar a atividade da caprinocultura, ainda está sendo contemplada com um tanque de resfriamento de leite.

Junto à Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Carneira Veríssimo, ainda no município de Junco do Seridó, o projeto produtivo apoiado pelo Procase visa fortalecer a cadeira produtiva da fruticultura na região. A comunidade recebeu uma seladora, uma balança digital, um datador, balde e lavatório de aço inox, uniformes, contentores para congelamento de polpas de frutas, caixas térmicas para transporte, balança mecânica, mesa de lavagem e mesa de manipulação, ambas em aço inox, despolpadeira e refinaria de frutas, freezer horizontal, além de outros equipamentos e utensílios para estruturação de uma unidade de beneficiamento de frutas.

No município de Salgadinho, a Associação dos Pequenos Agricultores de Lagoa de Onça, Bugiga e Umbuzeiro (Apalumb) recebeu também um triturador. O projeto produtivo apoiado pelo Procase objetiva fortalecer a caprinocultura leiteira na região, e a comunidade está sendo contemplada com a implantação de um campo de produção de palma forrageira, uma motoensiladeira e três formas para produção de silagem, aquisição de matrizes e reprodutores caprinos, além de capacitações em produção de silo e ordenha de cabras.

No território do Médio-Sertão, o Procase apoia 11 projetos produtivos, em seis municípios distintos, com atividades produtivas em ovinocaprinocultura, artesanato e fruticultura, totalizando um investimento de cerca de R$ 1,7 milhão. Em toda sua área de atuação o Projeto possui 90 convênios com projetos produtivos em andamento, distribuídos em cinco territórios, com um investimento total de R$ 13.267.826,12.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.