Notícias

Primeiro Painel Funesc de março traz debate sobre Mulheres na Capoeira

publicado: 01/03/2021 10h54, última modificação: 01/03/2021 10h54
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
aluna rayssa.jpeg
instrutora coracao.jpeg
mestra malu.jpeg
monitora aline.jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (2), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será "Mulheres na Capoeira", mediado por Thaismary Ribeiro e com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/funescpbgov).   

Esta edição é realizada pela gerência de Cultura Popular da Funesc e as debatedoras convidadas são Mestra Malu, Instrutora Coração, Monitora Aline e Aluna Rayssa Praxedes. 

Mestra Malu é educadora popular e mestra de capoeira do Grupo Capoeira Angola Palmares, no bairro do Roger, em João Pessoa. Tem graduação em Comunicação Social e é mestranda em Educação. 

Instrutora Coração (Vânia Belarmino da Silva) trabalha com crianças e adolescentes no bairro do Valentina e comunidades adjacentes, dando aulas de capoeira e danças afro-brasileiras. É educadora social da Casa de Cultura Ilé Asé d'Osoguiã (CCIAO) há mais de oito anos e dançarina de cultura popular, integrando o Grupo Eita de Projeções Folclóricas.  

Monitora Aline é natural de João Pessoa e capoeirista desde 2014, fazendo parte como monitora, atualmente, da Escola de Capoeira Angola Ao Pé do Baobá (ECAPB).  

Aluna Rayssa Praxedes é bióloga, educadora e ecoempreendedora. Iniciou os treinos em 2015, na Capoeira Regional do Grupo Afronagô, que conheceu no Centro de Vivência da UFPB. Desde 2016 é aluna da Escola de Capoeira Angola ao Pé do Baobá, com Mestre Robson Santiago. 

Thaismary Ribeiro é mulher preta, cis, atriz, dançarina, brincante popular, performer, percussionista, pesquisadora de Dança do Ventre e Fusões e de Manifestações Populares da Paraíba e Pernambuco, além de adepta do Sagrado Feminino, integrante do Coletivo Guia e aluna da Escola de Capoeira Angola ao Pé do Baobá (Ecapb). Atua ainda como professora de Dança do Ventre e de Frevo, é bacharela em Teatro e licencianda em Dança, ambas graduações pela UFPB.    

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.     

Serviço:    

Painel Funesc    

Terça feira – 02/03 - às 19h    

Tema: "Mulheres na Capoeira"   

Convidadas: Mestra Malu, Instrutora Coração, Monitora Aline e Aluna Rayssa Praxedes  

Mediadora: Thaismary Ribeiro