Primeira turma de intercambistas do Conexão Mundo edição 2024/25 embarca para o Chile

publicado: 17/08/2024 11h26, última modificação: 17/08/2024 11h26
WhatsApp Image 2024-08-17 at 09.58.45.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-17 at 09.58.47.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-17 at 09.58.46.jpeg

O embarque dos primeiros 40 estudantes selecionados para o Programa Conexão Mundo, edição 2024-2025, aconteceu na madrugada deste sábado (17), com destino ao Chile. A iniciativa, promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), oferece a jovens paraibanos a oportunidade de vivenciar uma experiência de intercâmbio internacional no ensino médio, em imersão cultural e acadêmica. Além dos estudantes que estão embarcando para o Chile, outros estarão viajando para o Reino Unido, Espanha e, em uma edição inédita, para a China. Os embarques ocorrerão em etapas, com alguns estudantes partindo ainda este ano e outros no início do próximo. Durante 12 semanas, esses jovens estarão inseridos em salas de aula internacionais, ampliando suas perspectivas acadêmicas e pessoais.

O evento de despedida da primeira turma de intercambistas aconteceu nesta sexta-feira (16) e contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, que destacou a importância do Conexão Mundo como uma das políticas públicas mais valiosas do estado. Ele ressaltou a transformação que essa experiência traz para os estudantes, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, incentivando-os a aproveitar cada momento dessa oportunidade única. "Vocês são merecedores desta conquista e sabemos o quanto ela será significativa para o futuro de cada um", disse Ribeiro, que também tranquilizou os pais presentes, assegurando que seus filhos estarão em boas mãos durante o intercâmbio. Além de Lucas, também compuseram a mesa de honra do evento o secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim; oestudante Pedro Tomás; e a representante da Fundação InsideChile, Ângela Melo.

O coordenador-adjunto do projeto, Valdeir Silva, compartilhou os desafios enfrentados para tornar o Conexão Mundo uma realidade. Segundo ele, a mobilização de diversos setores da Secretaria de Educação foi essencial para o sucesso da iniciativa. "Hoje, esses 40 estudantes estão embarcando para o Chile, onde terão uma experiência de ensino médio internacional. Eles estarão imersos em salas de aula chilenas, junto com estudantes locais, e essa será uma oportunidade não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para um crescimento pessoal, cultural e em relação aos seus projetos de vida. Estes estudantes, que sonharam muito, estão hoje concretizando um grande sonho. Eles viverão uma experiência marcante e todos que estão aqui ajudaram a tornar esse sonho realidade", afirmou Valdeir.

Entre os estudantes, a emoção era evidente. Débora Daniele, aluna da Escola Cidadã Integral Liliosa de Paiva Leite, na capital (1ª GRE), compartilhou sua alegria e ansiedade antes do embarque. "Sempre sonhei em conhecer novas culturas, e agora estou realizando esse sonho. O processo foi intenso, mas valeu a pena cada esforço. Esta é minha primeira viagem de avião, e estou um pouco nervosa, mas muito feliz", relatou a estudante.

Mariana Soares, da Escola Cidadã Integral de Amparo, na região de Monteiro (5ª GRE), também expressou gratidão pela oportunidade e esperança de que essa experiência abra novas portas. “Espero que novas portas se abram na minha vida e que venham mais oportunidades como esta. Estou tão feliz", disse.

O evento também teve a participação de familiares dos estudantes, como Janiely Marinho, mãe de Débora. Ela destacou o orgulho que sente pela filha, que sempre foi muito estudiosa e dedicada. "É a primeira vez que ela vai passar tanto tempo longe, mas tenho certeza de que será uma experiência enriquecedora para ela, por isso me sinto feliz e animada por ela. Não é todo dia que um filho seu ganha a oportunidade de estudar fora do país", disse Janiely, que trabalha como programadora e fez questão de pedir folga no trabalho para acompanhar de perto e registrar todos os momentos da filha antes do embarque.

Edith Larissa, coordenadora-geral do Conexão Mundo Estudantes, falou sobre a realização pessoal e profissional que o Conexão Mundo representa. "Para mim, é uma realização de um sonho, porque sou internacionalista, formada em Relações Internacionais, e ver algo que estudei tanto na universidade sendo colocado em prática, que é a internacionalização da educação, é muito gratificante. Isso aqui representa uma política pública bem aplicada, com dinheiro público sendo utilizado de forma correta para a realização dos sonhos dos estudantes, contribuindo para seus projetos de vida e crescimento pessoal e acadêmico. Tenho certeza de que essa experiência será transformadora para todos eles”, afirmou.

Conexão Mundo - O programa Conexão Mundo está integrado às políticas públicas por meio das Leis nº 10.613, de 24 de dezembro de 2015, e 11.655, de 23 de março de 2020, que dispõem sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba através do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações.

A iniciativa teve seu primeiro edital lançado em 2021 e, além de promover o intercâmbio cultural, visa a formação integral dos estudantes, preparando-os para um mercado de trabalho globalizado. O Governo do Estado arca com todos os custos do projeto, incluindo a emissão de passaportes, passagens aéreas e outras despesas relacionadas ao intercâmbio. Ao todo, 400 estudantes foram selecionados para esta edição, com embarques programados até janeiro de 2025.