Primeira-dama inaugura brinquedoteca e sala de fisioterapia no Espaço do Pequeno Autista no Conde

publicado: 19/11/2021 16h20, última modificação: 19/11/2021 16h20
Fotos: André Lúcio
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (14).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (31).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (30).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (28).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (26).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (19).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (17).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (16).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (11).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (5).JPG
Primeira-dama visita projeto Missão Resgate (7).JPG

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, inaugurou, nesta sexta-feira (19), a brinquedoteca e a sala de fisioterapia para crianças do Espaço do Pequeno Autista, localizado no Centro de Recuperação Feminina Missão Resgate, no Conde. Além disso, a instituição também foi beneficiada com a autorização do Sistema de Energia Solar, que vai diminuir os custos existentes com o pagamento de energia elétrica. As melhorias foram resultado de convênios com o Governo do Estado, que representam mais de R$ 500 mil de investimento.

A Missão Resgate atende mulheres usuárias de drogas e álcool, de todas as faixas etárias, oferecendo acompanhamento psicológico e psiquiátrico e visando a ressocialização das internas por meio de oficinas profissionalizantes. Já a Casa do Pequeno Autista atende quase 100 crianças, de 2 a 12 anos, com o Transtorno do Espectro Autista. Na Casa, eles têm o auxílio de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicopedagogo e outros profissionais.

Na oportunidade, a primeira-dama Ana Lins foi homenageada com um certificado simbólico de Fé e Amor, dado para pessoas que contribuem para o crescimento e fortalecimento da instituição. “O Governo do Estado é muito sensível com as causas sociais. Estive aqui no começo do ano passado e percebi as necessidades da instituição e agora volto para ver as demandas que foram solicitadas sendo atendidas. Estamos entregando estes equipamentos conquistados através de convênios com o Governo do Estado. Estamos felizes, porque este é um projeto muito bonito que cuida de crianças autistas e que merece todo o apoio”, falou.

O secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, que é pai de uma criança autista, demonstrou sua satisfação e alegria por poder contribuir com o crescimento da instituição. “Fico muito feliz e emocionado por saber que o nosso trabalho está transformando realidades e ajudando tantas crianças. O compromisso do Governo é fazer com que as pessoas tenham cidadania, oportunidades, dignidade, então é muito bom ver o dinheiro público sendo investido em ações como estas. Sou pai de um menino de oito anos que é autista, eu sei exatamente o que passam mães e pais de crianças com autismo. É uma missão diária que devemos honrá-la e felizmente existem instituições como esta que oferecem assistência para que estas crianças tenham mais qualidade de vida e autonomia”, comentou.

A presidente do Centro de Recuperação Feminina Missão Resgate, Valquíria Uchoa, agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou a importância do Espaço do Pequeno Autista para as crianças. “Aqui as crianças autistas têm acompanhamento com psicólogos, terapeutas ocupacionais, aulas de dança e outros, porque criamos um protocolo na busca de socializar, já que entendemos que é possível, sim, uma criança autista ter uma vida normal. Estamos muito felizes com nossa brinquedoteca e sala de fisioterapia toda equipada, e ainda um grande sonho será realizado que é o sistema de energia solar. Só temos a agradecer à primeira-dama, que foi sensível ao visitar nosso projeto e trazer diversos benefícios do Governo do Estado”, frisou.

A dona de casa Vanessa da Silva é mãe dos gêmeos Alex Vitor e Alexandro Aluísio, de seis anos. Ela afirmou que os filhos evoluíram muito após entrarem no projeto. “Eles frequentam o Espaço do Pequeno Autista há menos de um ano, mas eu já consigo notar que estão falando melhor, porque antes não falavam quase nada. É muito bom, porque eles estão aprendendo e se socializando com outras crianças. Meus filhos adoram estar aqui, eu faço questão de trazê-los, porque vejo que estão sendo muito bem tratados”, disse a mãe emocionada.

Este também é o caso de Raquel Martins, mãe de Adriel Jonathan, de sete anos. “Este foi o ano que Adriel mais evoluiu. Se a gente comparar o que ele era no ano passado, posso dizer que mudou mais de 80%. Ele se comunica melhor, já consegue ler algumas palavras, está mais tranquilo. Recebi o diagnóstico de autismo quando ele tinha cinco anos e comecei a buscar ajuda. Este ano, soube do Espaço do Pequeno Autista e matriculei Adriel aqui. Só tenho a agradecer, porque toda a equipe de profissionais é maravilhosa”, comentou.