Notícias

Primeira-dama do Estado recepciona artesãos e apresenta estrutura do Centro de Referência do Artesanato Paraibano

publicado: 17/03/2023 14h31, última modificação: 17/03/2023 14h31
1 | 11
Fotos: Alberi Pontes
2 | 11
3 | 11
4 | 11
5 | 11
6 | 11
7 | 11
8 | 11
9 | 11
10 | 11
11 | 11
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (26).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (21).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (19).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (18).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (17).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (15).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (13).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (12).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (9).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (2).JPG
17_03_23 Primeira Dama_artesanato_fotos Alberi Pontes (1).JPG

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, recebeu artesãos em um café da manhã, nesta sexta-feira (17), em João Pessoa, ocasião em que apresentou o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap), que será entregue em breve à categoria. O espaço é um sonho de pelo menos 20 anos dos artesãos e foi criado por decreto do governador João Azevêdo, publicado no Diário Ofical do Estado (DOE) na última quarta-feira (15). 

A apresentação do Crap, que vai funcionar na rua Odon Bezerra, no Centro da Capital paraibana, foi prestigiada por diversos parceiros do Programa do Artesanato Paraibano e por dezenas de artesãos de vários municípios do Estado. A iniciativa integra a comemoração do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), ao Dia Nacional do Artesão, que transcorre neste domingo (19). 

Em sua fala, Ana Maria Lins ressaltou a importância do Crap na preservação e na evolução do artesanato paraibano. "Para que a gente entenda a importância desse espaço, basta comparar com o sonho da casa própria realizado. Há pelo menos 20 anos, nossos artesãos e artesãs sonham com um lugar deles, onde possam se desenvolver, se capacitar para continuarem nesta missão, que é promover a nossa cultura através do artesanato, que gera renda, que promove ocupação", afirmou.

"Temos o Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa. Temos o Centro de Referência da Renda Renascença, lá em Monteiro, no Cariri paraibano. E agora chega o Centro de Referência do Artesanato Paraibano, juntando todas as tipologias, qualificando nossos artesãos e artesãs", destacou ainda Ana Maria Lins, ao lado da professora Janete Rodriguez, curadora do Programa do Artesanato Paraibano. 

Para a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, a chegada do Crap simboliza a importância dada ao artesanato paraibano pelo Governo do Estado. "Esse decreto que criou o Centro de Referência do Artesanato Paraibano deve ser celebrado, pois ele representa esse olhar, essa atenção do Governo do Estado em prol do artesanato. Esse Centro representa mais uma ação do governador João Azevêdo e da primeira-dama e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins. É um presente para o nosso artesão, para a nossa artesã. É um espaço com dignidade, com toda a estrutura necessária, no Centro de João Pessoa", ressaltou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, enfatizou que a chegada do Crap vem suprir uma lacuna de pelo menos 20 anos. "Quem trabalha com o artesanato paraibano há 20 anos como a gente, todas entidades, sabe da importância de um espaço como esse. Nós vivíamos em outros locais que não eram tão adequados. E a sensibilidade do governador João Azevêdo e da primeira-dama, Ana Maria Lins, a nossa presidente de Honra, nos oferece um local para o Programa do Artesanato Paraibano, que tem várias vertentes. Aqui será um atendimento ao artesão permanente, a sede administrativa do PAP, além de um espaço de capacitação, com laboratório de inovação e tecnologia permanente para melhoramento dos processos e dos produtos do artesanato paraibano", destacou. 

O Centro de Referência do Artesanato Paraibano disponibilizará uma série de serviços aos artesãos, como os oferecidos pelo Programa de Empreendedorismo da Paraíba (Empreender-PB). "Um equipamento como este vai melhorar bastante a aproximação com os artesãos, e o Empreender-PB tem muito orgulho de fazer parte deste processo. Vamos ter aqui um atendimento específico para os artesãos, oferecendo desde o cadastramento de pessoas que têm interesse em ingressar no Empreender-PB aos serviços de pós-crédito, renegociação de dívidas", explicou Fabrício Feitosa, secretário executivo do Programa. 

A solenidade para mostrar o espaço onde funcionará o Centro de Referência do Artesanato Paraibano foi prestigiada por diversos parceiros e representantes de entidades de classe que representam o segmento. Entre os presentes, Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur); a vereadora do município de Campina Grande, Eva Gouveia; e o diretor do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Fábio Morais, assim como representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, por exemplo. 

Artesãos agradecem a iniciativa — Dezenas de artesãos prestigiaram a apresentação do Crap, cuja obra está em fase de conclusão. Vindos de diversos municípios paraibanos, eles compartilhavam dois sentimentos em comum: agradecimento e realização. 

A presidente da Federação dos Artesãos da Paraíba, Miriam Rodrigues, afirmou que a criação do Crap é sinônimo de reconhecimento da importância da categoria pelo Governo do Estado. "O Crap é de suma importância, porque cada espaço concedido ao artesão, à artesã, a gente sente que está sendo valorizado. É um grande estímulo para que a gente desenvolva ainda melhor o nosso trabalho", acrescentou.

Dadá Venceslau, artistas com múltiplas habilidades, inclusive a do artesanato, foi enfático ao definir a chegada do Crap: "É uma riqueza muito grande, que vem consolidar ainda mais a importância, o reconhecimento que o artesanato paraibano vem conquistando. É um espaço maravilhoso, bem estruturado, que vai não apenas abrigar a nossa riqueza artesanal, mas também servir de um espaço de capacitação, de compartilhamento de experiência. Eu mesmo terei o prazer de repassar o que aprendi. A criação deste espaço pelo governador João Azevêdo significa a perpetuação do nosso artesanato", comentou.

A dupla Tereza Clemente e Cristiane Galdino, artesãs da arte do mosaico e autoras de um belíssimo painel no hall de entrada do Crap, agradeceu a criação do espaço. "É um presente para todos os artesãos e artesãs da Paraíba que, assim como nós, vão usar este espaço", disse Tereza. "Um lugar como este é muito importante, principalmente para as próximas gerações, que vão ter a oportunidade de aprender toda a nossa riqueza artesanal", emendou Cristiane.

Crap — Localizado na rua Odon Bezerra, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, o Centro de Referência do Artesanato Paraibano vai oferecer aos artesãos uma grande estrutura, proporcionando condições de capacitação, entre outras atividades.

Entre os recintos do Crap, estão um auditório, que homenageia a mestra Toinha do Labirinto, destinado a eventos de capacitação; uma sala destinada à Curadoria do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Estado da Cultura — a Curadoria cadastra, cataloga e mapeia o artesanato, além de emitir a Carteira Nacional de Artesão. 

O espaço contará, ainda, com uma sala destinada às entidades representativas do artesanato, como federações, sindicatos, associações e cooperativas. Os artesãos vão dispor, ainda, de um laboratório de inovação e tecnologia, para aprimorar os processos e os produtos do segmento, com o apoio de outros parceiros, além de três salas, destinadas à sede administrativa do Programa do Artesanato Paraibano.