Notícias

Primeira-dama da Paraíba e vice-governador entregam cadeiras de roda e órteses a crianças do Ipesq, em Campina Grande

publicado: 18/12/2024 16h47, última modificação: 18/12/2024 17h01
1 | 9
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.53.42-3.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.53.42-2.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.58.20.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.53.45.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.53.45-2.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.53.44-2.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.53.43-3.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.53.43-2.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.53.43.jpeg

A primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, e o vice-governador Lucas Ribeiro entregaram nesta quarta-feira (18) cadeiras de roda, cadeiras de banho e órteses a crianças atendidas pelo Instituto Professor Joaquim Amorim (Ipesq), em Campina Grande. A ação faz parte de uma parceria entre a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e a Secretaria de Estado da Saúde. Na ocasião, a primeira-dama foi homenageada em reconhecimento às ações desenvolvidas em prol do instituto, que ainda homenageou o vice-governador.

Os dispositivos são fabricados na Oficina Ortopédica Leila Denise Moura Maia Rabelo, também conhecida como Oficina Ortopédica da Funad, e já contemplaram mais de 300 pessoas com deficiência, que receberam cadeiras de rodas manuais, motorizadas e de banho e adaptações que melhoram a postura e a vivência da pessoa na cadeira de rodas.

Nesta ação realizada com o Ipesq, foram avaliadas mais de 50 crianças com diagnóstico de microcefalia que apresentaram comprometimentos e precisavam do uso de dispositivo, a exemplo de 30 órteses de membro superior, confeccionadas sob medida pela terapeuta ocupacional da oficina ortopédica, 42 unidades de órteses de membro inferior do tipo AFO, popularmente conhecidas como botinhas ortopédicas, além de 33 cadeiras de rodas e de banho para as crianças. 

A dona de casa Hilda Venâncio, mãe de Mateus Jones, de 9 anos, destacou a importância da ação. “Vim de Recife morar aqui porque encontrei uma vaga para meu filho realizar as terapias necessárias no Ipesq e agradeço por ações como estas, que beneficiam dezenas de mães que como eu vivem em função dos seus filhos em tempo integral”.  

A primeira-dama Ana Maria Lins destacou o compromisso do Governo do Estado em ampliar ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Mais do que obras de concreto o governador João Azevêdo sempre diz que as maiores obras dessa gestão são as que impactam o dia a dia das pessoas, com melhoria na qualidade de vida, principalmente no alcance de mães que tanto lutam pelos seus filhos e precisam de apoio e visibilidade. Por isso acreditamos e vamos continuar trabalhando para assegurar os direitos da população com saúde e pesquisa que promovam avanços nesta área”.

O vice-governador Lucas Ribeiro falou sobre o foco da gestão estadual voltado às políticas públicas da pessoa com deficiência. “Nosso governo costuma entregar muitas ações como o Centro de Convenções que vamos inaugurar em 2025 em Campina Grande, mas as políticas públicas que culminam em ações como estas e outras que virão representam grandes obras na vida de cada uma das pessoas que recebem dispositivos tão importantes para a saúde e qualidade de vida. Com trabalho e esta atenção diferenciada, conseguimos mais avanços para a população paraibana”.

A presidente da Funad, Simone Jordão, por sua vez, ressaltou o trabalho pioneiro da Oficina Ortopédica da Funad. “Através de um Governo comprometido com a política para pessoas com deficiência, temos a atuação fundamental da oficina, um trabalho que o estado realiza, através de equipe qualificada e dedicada, produzindo dispositivos que possibilitam conforto e segurança às crianças e mães e garantem e proporcionam o acesso e a garantia dos direitos”.

O vice-presidente do Ipesq, Romero Moreira, salientou o convênio do Governo do Estado com a instituição. “Ao longo de anos de trabalho sem parceria pública, fomos enxergados com o olhar de uma gestão que funciona e tem efetividade.  Através da visita e da sensibilidade da primeira-dama, da segunda-dama e também do vice-governador que falaram sobre este projeto ao governador João Azevêdo, o estado acolheu o Ipesq e com apenas um ano de parceria, estamos colhendo frutos como este, de uma entrega de cadeiras e prótese nesta quantidade. Agradecemos por todo o apoio”.

Participaram da entrega dos dispositivos, realizada durante a confraternização de funcionários e usuários do Ipesq, em almoço no Clube Campestre, a segunda-dama, Camila Mariz, a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, a diretora do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), tenente-coronel Jousilene Sales, e a vereadora Eva Gouveia.