Presidente do TCE elogia estrutura e atendimento ao paciente durante visita ao Hospital Metropolitano

publicado: 20/10/2023 15h45, última modificação: 20/10/2023 15h45
Presidente do Tribunal de Contas do Estado visita Hospital Metropolitano 3.jpeg
Presidente do Tribunal de Contas do Estado visita Hospital Metropolitano 6 (2).jpeg
Presidente do Tribunal de Contas do Estado visita Hospital Metropolitano.jpeg
Presidente do Tribunal de Contas do Estado visita Hospital Metropolitano 5.jpeg

A estrutura, a distribuição das ações e o atendimento aos pacientes foram os pontos que mais chamaram a atenção e ganharam elogios do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, durante visita realizada, na tarde desta quinta-feira (19), às instalações do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).

A iniciativa faz parte do “Programa TCE Itinerante”, que vem realizando visitas técnicas em órgãos públicos, a fim de acompanhar a gestão para prevenção de males e danos ao patrimônio público e às boas normas administrativas.

Na visita ao Hospital Metropolitano, o presidente do TCE percorreu todas as áreas de atendimento, como o ambulatório, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Enfermarias, UTIs, Núcleo Interno de Regulação (NIR) e Centro Cirúrgico, e pôde entender o funcionamento, fluxos e desafios para ampliação do serviço, por meio das apresentações do diretor superintendente da PB Saúde, médico Ari Reis; e também dos diretores do complexo hospitalar, Louise Nathalie e Matheus Agra; além da diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega; e o diretor Administrativo e Financeiro da fundação, Alexandre Farias.

Para Nominando Diniz, as impressões adquiridas com a visita foram as melhores.  “Encontrei uma estrutura espetacular, uma distribuição de ações muito boa e um bom atendimento aos pacientes. Vou agendar uma audiência pública com a direção para que busquemos uma forma de aumentar o número de atendimentos do hospital porque vem em favor da sociedade”, ressaltou.

Segundo o médico Ari Reis, para o hospital e Fundação, a visita foi de extrema relevância, tendo em vista que os principais beneficiados são os usuários do SUS. “É importante mostrar aos órgãos fiscalizadores o trabalho que estamos executando para melhor atender os paraibanos. E mostrar também os desafios para ampliar cada vez mais os atendimentos”, destacou.

Perfil - O Hospital Metropolitano é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia, cardiologia e endovascular da Paraíba. O Complexo possui capacidade de 226 leitos, incluindo os de UTI (adulto e pediátrico). O Metropolitano é um hospital habilitado pelo Ministério da Saúde para o transplante adulto e pediátrico. O prédio também possui um heliponto com 40 metros quadrados e capacidade para receber todos os modelos de helicópteros comerciais, atendendo com frequência pacientes que são regulados de todas as regiões do estado e que chegam à unidade por meio do Resgate Aeromédico.