Notícias

População deve observar o que fazer para solicitar emissão do RG na Casa da Cidadania

publicado: 15/07/2022 16h32, última modificação: 15/07/2022 16h32

O Registro Geral (RG) é um dos documentos essenciais ao cidadão, pois ele é necessário para emissão de outros documentos, bem como para ter acesso a diversos serviços. Na Paraíba, a população pode tirar o RG Digital, também conhecido como Carteira de Identidade, nas Casas da Cidadania, mas para isso deve observar alguns passos que deverá seguir, a fim de que o atendimento presencial seja agilizado. 

De acordo com a Gerência Executiva das Casas da Cidadania, órgão pertencente à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, para ter acesso ao serviço de emissão de Registro Geral Digital (RG), antes de se dirigir à Casa da Cidadania, é necessário entrar no site www.portaldacidadania.pb.gov.br (criar conta, caso não tenha) e, logo após, emitir o boleto de pagamento. Na sequência, o usuário deve retornar ao Portal da Cidadania e realizar o agendamento do atendimento.  

No dia agendado para o atendimento presencial, o interessado deverá portar para emissão da primeira via do documento: Registro de Nascimento (original) e comprovante de residência; enquanto para a segunda via deverá informar o número do RG, apresentar Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio, comprovante de residência, e poderão ser incluídos os números de outros documentos: CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), PIS, Certificado Militar, tipo sanguíneo com fator RH, entre outros.

No caso de crianças/adolescentes menores de 15 anos, estes deverão estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal devidamente documentado.

Atualmente no Estado estão instaladas Casas da Cidadania em 42 municípios, onde a população pode dispor de diversos serviços: emissão CPF, RG Digital, CTPS, Junta Militar, Procon, Empreender PB, entre outros órgãos.