Notícias

Plantão de final de semana no Hospital de Patos registra 22 cirurgias e 174 atendimentos

publicado: 13/06/2022 18h05, última modificação: 13/06/2022 18h05

O plantão deste final de semana (10 a 12) na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, ficou marcado pela realização de 22 cirurgias, 14 delas de emergência, e 174 atendimentos. Comparando os dados deste final de semana com o anterior, a unidade teve uma queda de 1% em relação aos atendimentos de urgência e emergência, porém registrou um aumento de 44% em relação aos sinistros de trânsito, com o atendimento a 26 pessoas, sendo 20 vítimas de acidentes com motocicletas. 

Das 26 pessoas atendidas por causa de sinistros de trânsito, além das vítimas que se envolveram em acidentes com motos, tiveram cinco pessoas envolvidas com sinistros com automóveis e ainda um atropelamento. Dos acidentados, 16 pessoas são de Patos, e o restante das cidades de Cacimba de Areia, Conceição, Desterro, Nova Olinda, Princesa Isabel, São José do Bonfim e Várzea. Seis deles precisaram permanecer internados para cuidados posteriores.

O plantão de maior movimento foi o do domingo, quando 80 pessoas deram entrada na unidade, seguido do plantão do sábado, quando foram atendidos outros 77 pacientes.  Entre as 18h do dia 10 até a meia-noite do mesmo dia foram atendidas mais 17 pessoas. O boletim de prestação de serviços do hospital aponta que das 22 cirurgias realizadas, oito foram oncológicas, cinco gerais, quatro vascular, três de ortopedia, e uma de otorrino e outra de bucomaxilo.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, dificuldade de respirara, acidente com animal peçonhento/raivoso, náusea e vômito, agressão física, queda de nível, contusão diversa/pancada, rebaixamento da consciência/desmaio, entre outros motivos.