PBTur reúne trade e apresenta balanço de ações de divulgação do Destino Paraíba no pós-pandemia

publicado: 21/12/2021 14h03, última modificação: 21/12/2021 14h03

A diretoria da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) reuniu, na tarde dessa segunda-feira (20), no auditório do hotel Caiçara, em João Pessoa, representantes do trade paraibano (hoteleiros, empresas de receptivos e prefeituras), com o objetivo de apresentar um balanço das ações de divulgação, promoção e capacitações desenvolvidas ao longo de 2021.  A apresentação foi feita pela presidente da PBTur, Ruth Avelino. Estiveram presentes os secretários de Turismo de João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cabedelo, Baía da Traição, Bananeiras e Itatuba. Durante a reunião, também foi apresentando o planejamento de ações, eventos e feiras de 2022 e que deverão ter a presença do ‘Destino Paraíba’.

A executiva paraibana destacou o momento de recuperação que o setor do Turismo vem apresentando ao longo de 2021, mesmo com a pandemia do Covid-19, a partir do segundo semestre. A PBTur esteve presente em feiras presenciais e nos eventos híbridos (on-line e presenciais). Ruth enumerou os roadshows que ocorreram em várias capitais e cidades das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do país, divulgando o ‘Destino Paraíba’. Outra ação que mereceu destaque na apresentação de segunda-feira foram as reuniões com as companhias aéreas que operam nos aeroportos Castro Pinto (João Pessoa) e João Suassuna (Campina Grande).

“Estamos buscando a ampliação da malha aérea que tínhamos antes do início da pandemia. Nos reunimos com a direção da Gol Linhas Aéreas para iniciarmos conversas sobre a reativação do voo entre João Pessoa e Buenos Aires. Também estamos negociando a vinda de voos charters direto de algumas cidades para nossa capital”, revelou. Ruth Avelino informou que durante a proibição de eventos presenciais, a PBTur investiu nas capacitações on-line de agentes de viagens e na divulgação do Destino pelas redes sociais. “Em nenhum momento deixamos de trabalhar. Estávamos sempre buscando opções”, garantiu.

Famtours e Nordeste Arretado - Em sua apresentação, Ruth Avelino falou sobre a realização dos famtours de agentes de viagens de todo o país em João Pessoa ao longo do segundo semestre. “Através dos famtours com esses agentes de viagens e operadores de turismo, nós apresentamos nossos roteiros no litoral e alguns do interior do Estado. Isso é importante na hora do agente vender o pacote ao consumidor final”, explicou. Outro importante evento nacional que contou com a presença da PBTur foi o lançamento do projeto Nordeste Arretado na cidade de São Paulo, em novembro. O projeto tem o apoio do Ministério do Turismo (MTur) e reúne os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. Segundo Ruth Avelino, o projeto tem por objetivo divulgar os potenciais turísticos dos 4 estados, que são vizinhos de fronteira e têm em comum a interligação com a BR-101.

Ações para 2022 – Os representantes do trade e das prefeituras receberam informações detalhadas das ações previstas para 2022. "Será um ano de muito trabalho, pois, além dos eventos que faremos ou participaremos em todo Brasil, vamos realizar grandes eventos para agentes de viagens e operadores de turismo em nosso estado. Captamos a Rodada de Negócios da Foco Operadora que trará à capital 600 agentes de viagens, o evento Meet FRT com 350 agentes do Sul do Brasil, o Top Seller da Operadora Orintes com os 120 maiores vendedores deles e, por fim, faremos o super famtour com a operadora Viagens Promo, com 180 agentes de viagens, jornalistas e influenciadores digitais", informou Ruth Avelino.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, parabenizou a presidente da PBTur, Ruth Avelino, e o Governo do Estado pela decisão de apoiar a divulgação de todos os roteiros turísticos da Paraíba, sem exceção. O secretário de Turismo de Baía da Traição, Josias Viana, falou sobre a divulgação de roteiros turísticos ainda pouco explorados no litoral norte do Estado. Ele recebeu a promessa da presidente da PBTur de ampliar a divulgação junto aos meios de comunicação de todo o país. Já Miguel Ângelo, coordenador de Turismo de Campina Grande agradeceu a parceria com a PBTur, que gerou bons frutos para a Rainha da Borborema.