PBTur firma parcerias com operadoras durante Festival de Turismo de Gramado

publicado: 11/11/2019 17h48, última modificação: 11/11/2019 17h48

A edição de 2019 do Festival Internacional de Turismo - Festuris Gramado apresentou um crescimento de 5% em relação ao ano passado. Foram credenciadas 17 mil pessoas de todo o Brasil e exterior e mais de 11 mil passaram pelos corredores da Feira na sexta-feira (08) e sábado (09), no Gramado Park. A Paraíba participou do evento com um estande na área do Ministério do Turismo IMTur) e, conforme Ruth Avelino, presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), foi bastante proveitoso, porque foi uma oportunidade de mostrar aos agentes de viagens os roteiros paraibanos.

"Precisamos estar presentes nos principais eventos do país e mostrar o nosso potencial, seja no turismo de lazer ou no turismo de eventos", disse Ruth Avelino, ressaltando a participação de muitos hoteleiros, assim como das prefeituras de Campina Grande e João Pessoa. Segundo a executiva, as prefeituras precisam entender melhor a importância de se fazer presentes em eventos de grande porte, como o Festuris Gramado. A feira, segundo ela, tem se tornado a cada ano que passa ainda mais profissional e com um público que participa com interesse muito forte em conhecer novidades. "A Paraíba é um destino muito conhecido, mas ainda precisa de muito trabalho para se consolidar", apontou.

Nesse sentido, a presidente da PBTur também cumpriu uma série de reuniões com os principais executivos de operadoras de turismo, a exemplo da CVC, Azul Viagens, FRT, Tourmed, Agaxtur e a Gol. Nesses encontros foram discutidas estratégias de ações de mídia e de capacitação de agentes de viagens, que são os profissionais que atuam diretamente com o público final e que precisam ter o máximo de informações sobre o destino.

Na avaliação de Ruth Avelino, o resultado dessas reuniões foi animador, pois demonstra o interesse que as operadoras têm pela Paraíba como um destino que poderá surpreender ainda mais em 2020. "Essas operadoras sempre têm apoiado a Paraíba e estamos super animadas para iniciar novas ações no próximo ano em busca de aumentar o fluxo de turistas no Estado", afirmou a executiva.

Ainda em Gramado, a presidente da PBTur discutiu estratégias para a formatação do novo evento que será realizado em João Pessoa no próximo ano e terá coordenação da Associação Brasileira da Indústria Hoteleria, seccional Paraíba (ABIH-PB). Na opinião dela, a Paraíba não pode perder uma fatia importante do mercado com a saída de João Pessoa do JPA Travel Market. Por conta disso, ela já antecipou que o Governo do Estado não medirá esforços para viabilizar a realização do novo evento, que já conta com apoio de todas as maiores operadoras de turismo do país. "O novo evento terá total apoio do Governo", enfatizou.