Notícias
PBGás anuncia empresas vencedoras do processo de aquisição de gás natural a partir de 2022
A PBGás anunciou as empresas vencedoras da chamada pública para aquisição de gás natural para 2022 e 2023. As empresas escolhidas por oferecerem as melhores condições mercadológicas foram a Petroreconcavo e a Shell. Já a Petrobras continuará fornecendo a parcela de GN previamente contratada com a PBGÁS até dezembro de 2023.
A chamada pública foi realizada de forma coordenada entre as distribuidoras Algás, Bahiagás e PBGás e contou com 11 empresas inscritas. Durante o processo, 7 empresas apresentaram propostas à PBGás. Após a finalização da etapa de avaliação das condições comerciais e habilitação dos proponentes, foram selecionados os supridores que ofereceram as melhores propostas e condições para aumentar a competitividade do gás natural no Estado da Paraíba.
O diretor presidente da PBGás, Jailson Galvão avaliou que a chamada coordenada cumpriu o objetivo de diversificar as fontes supridoras, mantendo a segurança e a confiabilidade no abastecimento e oferecendo boas condições mercadológicas para os usuários de gás natural canalizado na Paraíba.
Galvão destacou que a diversificação de supridores, com a chegada da Shell e da Petroreconcavo, além da Petrobras, abre perspectiva de se continuar sempre buscando preços mais competitivos na molécula do gás natural, beneficiando as 40 indústrias, mais de 300 comércios, 21.500 residências e os mais de 23 mil motoristas que utilizam diariamente o GNV no estado.
Segundo informou o diretor técnico comercial da PBGás, Odilson Nóbrega, a companhia pretende contratar um volume total de 230 mil m³/dia pelo período de dois anos. A Shell vai fornecer 100 mil m³/dia em 2022, a Petroreconcavo mais 50 mil m³/dia em 2022 e 150 mil m³/dia em 2023. Já a Petrobras segue fornecendo 80 mil m³/dia, até dezembro de 2023 de uma parcela previamente contratada. “Essa chamada conjunta realizada pelas companhias de gás de Alagoas, Bahia e Paraíba foi uma forte demonstração do amadurecimento do mercado de gás no Nordeste”, completou.
O coordenador da comissão de suprimentos da PBGás, Alairson Gonçalves, explicou que o gás natural fornecido pela multinacional Shell, oriundo de seu portifólio de produção na bacia do Pré-Sal, e da Petroreconcavo, da bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, o que oferece mais segurança no fornecimento do gás de forma contínua para os atuais e futuros clientes no Estado da Paraíba.