Participantes de oficina visitam produtora e usina em Cabaceiras

publicado: 20/11/2019 11h45, última modificação: 20/11/2019 11h47
19-11-19 Visita A Usina e Produtores de Leite de Cabra em Cabaceiras Foto-Alberto Machado  (11).JPG
19-11-19 Visita A Usina e Produtores de Leite de Cabra em Cabaceiras Foto-Alberto Machado  (12).JPG
19-11-19 Visita A Usina e Produtores de Leite de Cabra em Cabaceiras Foto-Alberto Machado  (17).JPG
19-11-19 Visita A Usina e Produtores de Leite de Cabra em Cabaceiras Foto-Alberto Machado  (22).JPG
19-11-19 Visita A Usina e Produtores de Leite de Cabra em Cabaceiras Foto-Alberto Machado  (23).JPG
19-11-19 Visita A Usina e Produtores de Leite de Cabra em Cabaceiras Foto-Alberto Machado  (9).JPG
19-11-19 Visita A Usina e Produtores de Leite de Cabra em Cabaceiras Foto-Alberto Machado  (1).JPG

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), que sedia a II Oficina de Trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade leite, promoveu nessa terça-feira (19), visita de campo a produtora e a usina de laticínio instaladas no município de Cabaceiras, no Cariri Paraibano.

A atividade foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural, do Ministério da Cidadania, Iberê Mesquita Orsi; e da coordenadora Geral do PAA Leite, Elenita Correia; da diretora de Assistência Social e Segurança Alimentar da Sedh, Luciana Leal; a gerente Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional (GESAN), Tatiane Campos, além de representantes dos estados que integram o Programa na Região Nordeste.

Em Cabaceiras, a comitiva foi recebida pela diretoria da Cooperativa da Capribovinicultores do Município de Cabaceiras e Região Ltda (Capribov), conheceu as instalações e todo processo de beneficiamento do leite de cabra que é adquirido e distribuído, pelo Governo do Estado, com as cerca de 320 famílias do município cadastradas no programa.

Segundo o diretor administrativo da Capribov, Henri Daniel Sousa Pombo, a participação do Governo do Estado é fundamental. “O governo é o protagonista de tudo isso que você viu aqui, sem esse programa, sem essa ação não estaríamos na situação que estamos hoje. Atualmente, o Programa do Leite, garante a renda não apenas da cooperativa, mas também do produtor, que assegura a venda do seu produto, o leite de cabra que é um produto diferenciado, que processamos e beneficiamos aqui no laticínio. Os maiores ganhadores são os produtores que lá na base tem a garantia da venda de sua produção. Estudos comprovam que a renda do programa do leite na Paraíba, só perde para o FPM dos municípios, especificamente no Cariri paraibano, que envolve cerca de dois mil produtores”, afirmou Henri Pombo.

Em seguida, na Comunidade do Curteme, zona rural do município, o grupo conheceu a propriedade da pecuarista Telma da Silva (49), que há doze anos cria cabras e vacas, e fornece parte da produção de leite para o PAA Leite. Telma conta que chegou a criar 45 cabras, diante das dificuldades em mantê-las, atualmente possui apenas doze, retirando diariamente de cada uma, cerca de seis litros de leite por dia.

A pecuarista fala com entusiasmo de sua atividade, “é muito bom criar cabras, é necessária uma boa alimentação para que o rebanho tenha os nutrientes necessários para a produção de um leite de qualidade. O Programa é de grande importância para a gente que vive da agricultura, e melhorou nossa economia porque nós trabalhávamos para os outros, e depois do Programa a gente trabalha pra gente mesmo”, declara Telma Soares.

O prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, falou dos benefícios trazidos pelo Programa, “como todos sabem no Cariri paraibano, onde chove muito pouco, muitas vezes criar um animal de porte médio ou grande se torna complicado, criar a cabra é mais fácil e mais eficiente, pelo porte menor a cabra consome menos água e menos alimento. Com isso, os produtores da região, através do melhoramento da genética estão criando cabras leiteiras, o que tem gerado uma renda para a população com a venda do leite, do queijo, e sobretudo para o fornecimento do leite para o PAA”, destacou o prefeito.