Parceria entre Cagepa e UFPB seleciona bolsas acadêmicas para projetos de inovação

publicado: 06/07/2023 17h20, última modificação: 06/07/2023 17h20

Uma parceria entre a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está possibilitando a oferta de quatro bolsas de mestrado e uma de doutorado para projetos de iniciação tecnológica. O objetivo desse trabalho em conjunto é que, ao final do curso, além da produção científica, sejam gerados produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados na Companhia.

A iniciativa faz parte do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (Programa MAI/DAI). As bolsas são fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com contrapartida da Cagepa, que investe em infraestrutura, materiais, equipamentos e livros. As atividades realizadas serão orientadas por um docente do Programa de Pós-Graduação e acompanhadas pela empresa. As vagas são destinadas para os seguintes projetos:

NÍVEL

PROJETO

QTDE DE VAGAS

DOUTORADO

Conversão termoquímica de resíduos da ETE/ETA para geração de energia.

MESTRADO

Desenvolver análise e recomendações para o aprimoramento dos mecanismos de governança corporativa da empresa pública.

MESTRADO

Desenvolver análise e recomendações para a aquisição e o fomento da inovação por meio da regulação e/ou contratação pública.

MESTRADO

Desenvolvimento de metodologias de avaliação do ganho da eficiência energética na instalação de inversores de frequência nas estações de distribuição de água.

MESTRADO

Metodologia para reduzir perdas e elevar os índices de macromedição com tecnologias sustentáveis.

1

De acordo com o gerente de Novos Negócios e Inovação da Cagepa, Altamar Cardoso, esta já é a segunda vez que a Companhia participa da chamada pública do programa MAI/DAI. “Em 2019, acompanhamos quatro bolsistas de Programas de Pós-Graduação, que estão agora em 2023 concluindo seus projetos. Investimos cerca de R$ 20 mil em cada projeto para aquisições de notebook e livros. As pesquisas, embora ainda em fase de conclusão, permitiram um contínuo amadurecimento da Cagepa com relação ao tratamento de dados e à melhor compreensão de informações externas, como o monitoramento de redes sociais. Estreitar esses laços entre a academia e a Companhia só traz avanços para todos os envolvidos, inclusive a própria população”, explicou.

Requisitos – Para concorrer, o acadêmico precisa estar regularmente matriculado no programa PPG; se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; ser selecionado e indicado pela coordenação do curso; não ser aposentado; estar em gozo de licença ou afastamento sem remuneração/salário ou, ainda, ter o contrato suspenso com a instituição empregadora; e não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional, concomitante com a bolsa do CNPq.

Inscrições - As inscrições vão de 13 a 21 de julho e devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online. O processo de seleção ocorrerá por meio de duas etapas, classificatórias e eliminatórias: avaliação curricular e apresentação e arguição de projeto de pesquisa. O edital está disponível no site: https://www.ccsa.ufpb.br/pgpci/contents/processo-seletivo/processo-seletivo-2023/edital-ufpb-mestrado-e-doutorado-em-inovacao-2023.pdf